Educação: Instituto de Educação Maria Salomé anuncia grandes novidades para Vitória da Conquista
O Instituto de Educação Maria Salomé – IEMAS, com seus sólidos 43 anos de trajetória na educação infantil Montessoriana em Vitória da Conquista (BA), reafirma seu compromisso com a excelência e a inovação, e traz uma grande notícia para a sociedade Conquistense: a implantação do 6º ano em 2024, e dando progressão às outras séries, a cada ano.
“A estrutura do 6º ano já está em construção, com salas de 60 m², finalizando agora em janeiro. Progressivamente, ano após ano, daremos continuidade. Em 2025, teremos o 7º ano, e assim sucessivamente, fechando o Fundamental II em 2027, com o 9º ano”, explica Allyson Borba, Diretor administrativo.
A constante renovação do Maria Salomé, reflete-se em práticas pedagógicas inovadoras, adaptadas às demandas contemporâneas, proporcionando aos alunos uma educação alinhada com as transformações do mundo atual. “Nós entendemos que a educação está sempre em constante mudança, então, as Metodologias Ativas, a Robótica, aquela aula mais prática, isso a Maria Salomé já faz e vai continuar fazendo no 6º ano e em todos os outros que virão”, diz Allyson.
A quantidade de alunos por sala, no máximo 28, também é um diferencial, e proporciona uma atenção mais personalizada a cada jovem. Atividades práticas, constantes palestras com profissionais, diversas atividades lúdicas e aulas de campo estão previstas no planejamento pedagógico de 2024, construído com o auxílio de profissionais experientes no domínio das metodologias mais modernas de aprendizagem: as metodologias ativas.
A abordagem Montessoriana adotada pelo Instituto de Educação Maria Salomé tem se mostrado eficaz na promoção do desenvolvimento integral das crianças, cultivando não apenas conhecimentos acadêmicos, mas também habilidades socioemocionais essenciais. A metodologia centrada no aluno, aliada à vasta experiência dos educadores, cria um ambiente propício para o florescimento do potencial de cada criança.
“Vamos trabalhar com aulas integradoras, onde o professor possa trabalhar projetos juntamente com outras matérias, para que a criança possa entender que um conteúdo não é isolado, mas sistêmico, faz parte de um todo. O aluno precisa entender que muitas vezes conteúdos de Geografia estão na Matemática, assim como podem estar na História, e assim por diante. Hoje, muitas escolas na Europa trabalham dessa forma, com as metodologias ativas, para que a criança possa ser protagonista do seu conhecimento”, pontua a educadora Marli Rabelo, Supervisora Geral.
O Instituto de Educação Maria Salomé, contratou uma especialista em metodologias ativas, Fabya Alves, para orientar um quadro de professores capacitados, com mestrado, experiência em sala de aula e também com uma visão de educação ampla. A Supervisora Geral, Marli Ribeiro, acredita que o professor deve fazer o papel de mediador do processo, para que a criança fique em constante atividade e tenha o seu protagonismo. “O aluno não fica passivo, só ouvindo o que o professor tem a dizer. Ela vai atrás do conteúdo e o professor vai orientando o caminho”.
EDUCAÇÃO DIGITAL
A tecnologia estará muito presente nos novos projetos, mas sempre a favor do conhecimento. “Já trabalhamos com aula de robótica no 4º e 5º anos como currículo, e a partir do 6º, vamos colocar a Educação Digital.
“Hoje os jovens estão muito linkados com a tecnologia, redes sociais, jogos, mas se afastando dos estudos. Nós queremos trazer uma educação digital, onde eles vão aprender como usar a tecnologia para, por exemplo, desenvolver uma aula ou um projeto de ciência. Isso é a Educação Digital. Vamos oferecer no contra turno, a aula de Robótica. A nossa tecnologia vai ser a favor da construção do conhecimento e nunca para o lazer sem nenhum propósito”, explica Marli.
EDUCAÇÃO PARA A VIDA
“A gente vai usar muito a ‘mão na massa’, para a criança aprender a se virar em qualquer contexto, ter habilidades manuais para tocar a vida, cozinhar, lavar seus pertences, viver em sociedade e, claro, também vamos prepará-los para o Enem, porque nosso currículo é forte. E também vamos prepará-los para eles estarem inseridos nos meios sociais com habilidades sociais para saber conviver com os conflitos, com resiliência, com as perdas e ganhos, então, o nosso projeto pedagógico abrange tudo isso” – Marli Rabelo – Supervisora Geral do Instituto de Educação Maria Salomé.
MATRÍCULAS ABERTAS E VAGAS LIMITADAS
As matrículas já estão abertas e as vagas são limitadas. “Estamos em fase de matrícula, tem os alunos nossos do quinto ano, que vão para o sexto, então a recomendação é que o pai venha logo nos procurar, estamos aqui de portas abertas, venha conhecer o projeto da Maria Salomé”, convida Allyson Borba. “Venha bater um papo aqui com a gente, conhecer nosso projeto, a estrutura, vocês vão ficar encantados”, diz.
Para os pais que priorizam a preparação integral de seus filhos para a vida, o Instituto de Educação Maria Salomé permanece como a melhor opção. O comprometimento com a formação de seres humanos autônomos, criativos e éticos é evidente em cada ação e decisão tomada pela equipe educacional.
No próximo artigo: Conheça o nosso time de professores. Você vai adorar!
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