Em fim de mandato, Bolsonaro renova concessão da Globo por mais 15 anos
Bolsonaro renovou nesta terça-feira (20) as outorgas da Globo, SBT, Record e Band por mais 15 anos, de acordo com o que prevê a Constituição Federal. A Globo e demais emissoras que solicitaram as renovações, aguardavam análise por parte do governo federal. A decisão será publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira.
Aquela velha história da que Bolsonaro não renovaria a concessão da “Globolixo”, apelido que seus seguidores deram a emissora de maior audiência do Brasil, parece que nunca passou de um “sonho”.
Entre 1º de Janeiro e 21 de junho deste ano, o governo Bolsonaro colocou mais dinheiro na Globo, quando comparado ao mesmo período nos anos passados. Os dados utilizados são da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (SECOM).
– Ninguém deveria estar surpreso. Na verdade, compreendo perfeitamente a Globo tratar melhor aqueles que estão dispostos a pagar mais. Eles são a esperança de dias melhores para a emissora. Nada mais coerente do que pegar mais leve. Estranho seria comigo, que fechei a torneira.
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) August 26, 2022
Para a renovação da concessão, é necessário que as emissoras confirmem boa situação fiscal, além de cumprir outras regras, como ter no mínimo 70% de brasileiros natos ou naturalizados entre o capital votante. Outra regra é a de que a emissora deve dedicar pelo menos 5% da programação para programas jornalísticos. A renovação da outorga ocorre automaticamente, exigindo anuência do presidente da República.
Com informações do R7