Após denúncias de anestesistas e médicos do Hospital de Base sobre o cancelamento de cirurgias por falta de condições de infra-estrutura do Hospital em atender a demanda, a Direção do Hospital de Base se manifestou rechaçando as denúncias, inclusive a de que os anestesistas estariam fazendo “Operação Tartaruga”. Apesar disso, o Hospital reconhece existir um “déficit de anestesiologistas”.
A Promotora Guiomar Miranda, quando questionada sobre a denúncia que foi protocolada junto ao Ministério Público da Bahia sobre os problemas envolvendo anestesiologistas e a infra-estrutura do HGVC, afirmou em entrevista exclusiva a mim e que será divulgada no jornalismo da Clube FM, que de acordo com a Sesab, “a situação foi efetivamente regularizada, não havendo mais nenhuma pendência em relação aos anestesiologistas, estando já regularizadas a situação das cirurgias no Hospital de Base”. No entanto, o direção do Hospital reconhece que existe ainda o déficit.
Leia a nota enviada pela Assessoria de Imprensa do HGVC:
Sobre as matérias que vêm sendo publicadas em alguns veículos de comunicação afirmando que, Médicos Anestesiologistas do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) estão realizando a “Operação Tartaruga” como forma de protesto contra o Governo do Estado.
A Direção esclarece que, apesar de existir, no momento, de fato, um déficit de anestesiologistas da Unidade, a Direção do HGVC juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem tomado providências administrativas e está buscando retomar o quadro de funcionários.
A equipe de anestesiologia está trabalhando diuturnamente priorizando as situações de urgência e emergência e também realizando cirurgias eletivas
No intuito de contornar o impacto, a Sesab iniciou a abertura de um processo licitatório, o qual está em tramitação para publicação.
Atualmente o centro cirúrgico do hospital é um dos setores prioritários para a gestão, tendo um diagnóstico situacional realizado e encaminhamentos das demandas necessárias, sendo o quantitativo de salas suficiente para atender à realidade.
Sem mais para o momento, agradecemos a atenção e colocamo-nos à disposição para sanar futuras dúvidas.