A briga entre o prefeito de Vitória da Conquista e os servidores municipais continua e agora com ares de confronto. Após o tenso encontro na última sexta-feira (2) na Câmara de Vereadores, quando o prefeito Herzem Gusmão nem mesmo conseguiu falar em meio às vaias dos servidores presentes, o Sindicado do Magistério Municipal dos Público divulgou uma nota à imprensa afirmando que vai “pela primeira vez na história” convocar assembleia da categoria no período de férias, para deliberar a melhor medida diante dos últmos atos atos administrativos do prefeito Hérzem Gusmão.
Leia a nota na íntegra:
Após inúmeras cobranças por parte da Diretoria do SIMMP em relação ao não pagamento do terço de férias dos Profissionais da Educação, a Secretaria Municipal de Administração nos encaminhou, no dia 01 de fevereiro, ofício informando a data de pagamento do referido adicional.
No entanto, para surpresa e indignação do Sindicato do Magistério, o pagamento não contemplou todos os Profissionais da Educação. A indignação se agrava ao ser relatado a efetuação de descontos que ocorreram sem qualquer aviso prévio ao servidor. Descontos salariais são extremamente danosos e ainda que ocorram legalmente, é necessário levar em consideração o planejamento financeiro do trabalhador e a obrigação legal de informar e justificar o Profissional da educação qualquer ajuste salarial.
O SIMMP, diante dessa postura, rechaça a atitude da administração municipal de não realizar o pagamento do terço de férias a todos os profissionais da educação de forma igualitária e de efetuar descontos sem prévia justificativa, uma vez que todos esses servidores são remunerados pelo repasse do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação), cuja verba é oriunda do governo federal.
A não realização do pagamento do terço de férias de todos os Profissionais da Educação da rede municipal de ensino implica na decisão de convocar, pela primeira vez na história do Sindicato do Magistério, assembleia da categoria no período de férias, para que juntamente com a base, possamos deliberar a melhor medida diante de tais atos administrativos.
Vitória da Conquista, 02 de fevereiro de 2018.
Diretoria Executiva do SIMMP