A cidade de Vitória da Conquista teve a sua segurança mais uma vez reconhecida por estudos nacionais. Segundo o estudo “Cidades Mais Seguras do Brasil – Anuário 2025”, dentre os municípios baianos com mais de 100 mil habitantes, Conquista é a mais segura pelo terceiro ano consecutivo.
A posição de Vitória da Conquista torna-se ainda mais relevante quando se olha para os dados da Bahia, que ocupa a antepenúltima posição entre os estados mais seguros do Brasil. Entre as capitais, Salvador ocupa o último lugar.
Cidades Mais Seguras do Brasil © 2025 | Fonte Dados IBGE e Ministério da Saúde
O levantamento foi feito pela MySide, empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário, que utilizou como indicador principal a taxa de homicídios por 100 mil habitantes, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde.
No último mês de julho, dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), relativos ao primeiro semestre de 2025, também confirmaram Vitória da Conquista como a cidade mais segura da Bahia, considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes. Já o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que a Bahia tem cinco entre os dez municípios mais violentos do país.
Investimentos municipais
Os dados apresentados no estudo são resultado dos investimentos feitos pelo Governo Municipal, a exemplo da implantação da Guarda Municipal (GM), em junho de 2021. A GM atua 24 horas por dia, durante sete dias da semana, com um efetivo de 190 agentes distribuídos em quatro grupos especializados: o Grupo de Patrulhamento Preventivo Comunitário (GPPC), o Grupo de Ronda Escolar (GRE), o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (GAMA) e o Grupo de Proteção Preventiva Motorizado (GPPM).
Outra medida importante para garantir a segurança em Vitória da Conquista foi a implementação do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (PMSPDS). Após análise de dados sobre violência e criminalidade no município, a Prefeitura entregou o plano à população em setembro. Além de estabelecer políticas públicas de segurança, o plano habilitou o município a receber recursos federais para investir em segurança pública e aderir ao Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci).
Outro importante fator que vem contribuindo para uma cidade mais segura é o programa Brilha Conquista. O audacioso projeto substituiu todas as lâmpadas em vapor de sódio por iluminação de LED, mais claras, modernas e econômicas. Além de trazer mais economia aos cofres públicos, com a lâmpada de LED, o programa também traz mais segurança.
E para além dessas e outras ações, o Governo Municipal aguarda a aprovação, pela Câmara de Vereadores, do Projeto de Lei Complementar nº 34/2025, que cria a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SMSP), na qual a Guarda Municipal e a Defesa Civil estarão subordinadas.
Elaborado após análise das necessidades do Município na área de segurança pública, o projeto leva em conta a crescente demanda por políticas públicas integradas e eficazes para enfrentamento da violência e criminalidade, bem como para o fortalecimento da proteção civil e defesa social em Vitória da Conquista.






















