Em Vitória da Conquista bolsonaristas ocupam frente do Tiro de Guerra e pedem intervenção militar
Em Vitória da Conquista (BA), bolsonaristas que fazem parte dos protestos contra o resultado da eleição para presidente do Brasil, se concentraram na manhã deste feriado de Finados em frente ao Tiro de Guerra para pedir intervenção militar. Centenas de pessoas vestidas de verde e amarelo, incluindo crianças e idosos, cantaram o hino nacional, oraram e se ajoelharam. Cartazes pediam a intervenção federal e militar.
Desde domingo, os eleitores de Bolsonaro estão protestando contra o resultado da eleição e a açaõ de hoje estava programada para ocorrer em todo o Brasil. A ideia é ocupar os espaços em frente aos quartéis do Brasil pedindo intervenção militar.
Após a derrota de Bolsonaro, seus eleitores e seguidores, em especial os caminhoneiros, começaram um movimento organizado em todo o país, bloqueando rodoviais federais e acampando em alguns locais. Em Vitória da Conquista, 02 trechos da BR-116 foram bloqueados por manifestantes que queimaram pneus. A PRF agiu e desbloqueou as vias em menos de 24 horas.
Em seu pronunciamento ontem, o presidente Bolsonaro não condenou as manifestações, apenas disse que não deveriam utilizar os mesmos métodas da esquerda. Ainda assim, não tocou no assunto dos bloqueios.
Ver essa foto no Instagram
Aos atos são considerados antidemocráticos, não apenas por cercear o direito de ir e vir, mas por pedir intervenção do Exército para mudar o resultado de uma eleição realizada de forma democrática. Os manifestantes não questionam os resultados que elegeram diversos governadores, senadores e deputados bolsonaristas.
Ainda de acordo com informações veiculadas em vídeos nas redes sociais, empresários ligados aos setor do agro negócios estariam apoiando e financiando o movimento.
Vitória da Conquista – Ba pic.twitter.com/4YXJER18jq
— Leandro Lima (@LEANDRO_CRF_BA) November 2, 2022
Analistas avaliam que os prejuízos que estão sendo causados com as paralisações das rodovias, já são maiores do que a última greve dos caminhoneiros. Estima-se que essa semana possa faltar combustíveis nos postos, alimentos nos supermercados e até medicamentos. Cerca de 10.0000 pessoas deixaram de viajar de ônibus ontem. Vôos também foram cancelados.
Fotos e vídeos enviados aos nosso blog por leitores.