Enfermeira do Samu 192 em Vitória da Conquista é voluntária da missão Yanomami em Roraima
Graciele da Silva Tavares, enfermeira do Samu 192 em Vitória da Conquista, está participando como voluntária da missão Yanomami, do Ministério da Saúde em Roraima, para colaborar no enfrentamento à crise humanitária gerada pela desassistência em saúde nas terras indígenas Yanomami. Graciele é a única profissional de saúde de sua cidade na missão de 40 voluntários, que inclui nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros e já atuou em outras duas missões no período da pandemia, em 2021, nos municípios de Chapecó e Xanxerê, em Santa Catarina.
“É um povo muito afetivo. Como eles têm pouco acesso à saúde, eles sabem que ali é uma oportunidade de ter um atendimento digno. Então a gente teve esse cuidado de atender toda a comunidade, mais de 300 indígenas, com muitas crianças, foram avaliados, tivemos o cuidado de olhar o esquema vacinal, tratar os casos de malária e desnutrição, que eram muitos”, relatou Graciela.
A profissional de saúde cumpriu a primeira missão entre os dias 3 e 17 de fevereiro e embarcou novamente em 7 de março para continuar a missão até 26 de março. A enfermeira relatou que foi muito bem acolhida pela comunidade e cuidou de mais de 300 indígenas, tratando casos de malária e desnutrição. Graciele se inscreveu no programa da Força Nacional do SUS em 2010 e já atuou em outras duas missões durante a pandemia, em Santa Catarina.