Produzido por estudantes e professores do Colégio Estadual José Sá Nunes, no município de Vitória da Conquista, o jornal digital José Sá News já está no ar, trazendo como destaque a temática do Meio Ambiente e seus subtemas. O veículo é um projeto pedagógico de complementação curricular para a carga horária do ano letivo continuum 2020/2021 da rede estadual de ensino da Bahia. O link de acesso do José Sá News é o https://sites.google.com/view/jornaljsn/in%C3%ADcio.
A ideia do jornal digital surgiu como etapa das discussões de planejamento na pré-Jornada Pedagógica 2021 e o projeto foi desenvolvido para atender à Atividade Curricular Complementar (ACC). Temas como cidadania; animais e sua importância para o meio ambiente; agroecologia; desenvolvimento sustentável; legislação ambiental; desmatamento na Amazônia e preservação; impactos da ocupação urbana desordenada no meio ambiente x problemas sociais; e sustentabilidade em tempos de pandemia são algumas das questões abordadas na primeira edição do José Sá News.
Samuel de Costa Ribeiro, 18, 3º ano, um dos alunos que estão à frente do projeto, fala sobre o conteúdo do jornal. “Variamos um pouco atemática, mas, neste semestre, o foco é meio ambiente. Publicamos, por exemplo, uma matéria completa sobre o Centro de Triagem de Animais Silvestres e o Herbário Municipal, feitas por mim e pela colega Geovanna Barbosa, em parceria com a professora Ana Paula de Oliveira, nas quais abordamos, por exemplo, a ocupação da Serra do Periperi, os impactos ambientais e o trabalho dos dois órgãos. Este jornal digital foi muito importante para aproximar estudantes, educadores e sociedade em geral da comunidade escolar, pois, além de notícias sobre a escola, o veículo também trará assuntos sobre a sociedade, o Brasil e o mundo”.
A coordenadora pedagógica, Daiane Leão, fala sobre a proposta do projeto. “Nosso objetivo é trabalhar de forma a proporcionar à sociedade uma conscientização sobre a importância da preservação do nosso meio ambiente, com senso de responsabilidade com o planeta e as gerações futuras, ou seja, pensar globalmente e agir localmente, pois cada atitude transforma. O jornal foi pensado para ser desenvolvido especialmente dentro da comunidade do próprio estudante, mostrando como algumas ações da população podem interferir positivamente ou negativamente no meio ambiente em que está inserido”, relata Daiane, que contou com a parceria da também coordenadora pedagógica Verônica Batista.