Ex-secretária da Igualdade Racial Bernadete Pacífico é assassinada na Bahia
![](https://blogdocaiquesantos.com.br/wp-content/uploads/2023/08/maria-bernadete-pacifico-divulgacao-conaq-660x400.webp)
A Liderança quilombola Bernadete Pacífico foi morta por dois homens na noite de quinta-feira (17). Ministros dos Direitos Humanos e Igualdade Racial pedem apuração e governador Jerônimo quer firmeza nas investigações. O filho dela também foi assassinado há 6 anos.
Bernadete Pacífico, de 72 anos, assassinada a tiros, na Região Metropolitana de Salvador, também era ialorixá, líder religiosa, da comunidade Pitanga dos Palmares, e coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq).
Em julho deste ano, Bernadete participou, ao lado de outras lideranças quilombolas da Bahia, de um encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, na comunidade Quingoma, em Lauro de Freitas, também na Região Metropolitana de Salvador. Na ocasião, ela denunciou ameaças e violências contra a comunidade quilombola.
Mãe Bernadete, como era conhecida, foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na cidade de Simões Filho, onde fica o terreiro, durante a gestão do prefeito Eduardo Alencar (PSD) (2009-2016). Ela cobrava justiça pela morte do filho, Flávio Gabriel dos Santos, o Binho do Quilombo, que foi assassinado em 2017, por homens armados também na área do quilombo.
Segundo a Conaq, “atuava na linha de frente para solucionar o caso do assassinato do seu filho Binho e bravamente enfrentou todas adversidades que uma mãe preta pode enfrentar na busca por justiça e na defesa da memória e da dignidade de seu filho.”
O quilombo Pitanga dos Palmares, que era liderado por Bernadete também é responsável por uma associação onde mais de 120 agricultores produzem e vendem farinha para vatapá, além de frutas e verduras como abacaxi, banana da terra, inhame e maracujá. Cerca de 290 famílias vivem no local de 854 hectares. O quilombo foi certificado em 2004, mas ainda não teve o processo de titulação concluído.
Lula liga para Jerônimo, manifesta solidariedade à família de Bernadete Pacífico e coloca Governo Federal à disposição da Bahia
O presidente Lula ligou, na manhã desta sexta-feira (18), para o governador Jerônimo Rodrigues e registrou sua consternação pelo assassinato da líder quilombola Bernadete Pacífico, ocorrido na noite de quinta-feira (17).
Sensibilizado, o presidente enviou sua solidariedade à família e amigos de Bernadete. Durante a conversa, o governador Jerônimo, que cumpre agenda de entregas no município de Antônio Gonçalves, lamentou o fato e relatou ao presidente que determinou que as Polícias Militar, Civil e Técnica fossem ontem mesmo a Simões Filho. Diligências estão sendo promovidas, testemunhas foram ouvidas, câmeras de segurança serão analisadas e a perícia foi realizada no local. Todos os esforços para esclarecer o crime o mais rapidamente possível.