Na manhã desta quinta-feira (8), familiares do professor Raymundo Vianna compareceram ao salão nobre do Palácio da Joia do Sertão Baiano, sede da Prefeitura Municipal, numa visita de cortesia à prefeita Sheila Lemos. O nome do professor passa a batizar uma rua no bairro Candeias (antiga Rua Chile), onde a família reside por mais de 40 anos. A visita foi articulada pela vereadora Lara Fernandes, autora do projeto de lei que propôs a homenagem.
A prefeita Sheila Lemos recebeu a esposa do professor, Edilce Borges, acompanhada dos filhos Lívia e Raymundo Júnior, além de netos e outros familiares. Segundo a prefeita, as homenagens são uma forma de reconhecer o trabalho de quem tanto transformou vidas por meio da educação. “O professor Raymundo tinha a ideia de mudar o mundo através da educação, e nós que trabalhamos com gestão pública sabemos que não tem como mudar uma sociedade sem cuidar da educação. Tive o prazer e a honra de ter sido aluna dele, e sei que o professor deixa um legado não só para a cidade, mas para toda a região, com as milhares de pessoas que foram educadas por ele. Enquanto a pessoa vive no coração da gente, ela não morre”.
Autora do projeto de lei, a vereadora Lara Fernandes destacou a importância de reconhecer o trabalho de figuras importantes para o desenvolvimento da cidade. “É um grande prazer prestar essa homenagem. Eu não sou de Conquista, tenho aprendido sobre a história da cidade, e o professor Raymundo Vianna faz parte dessa história. Convivi com ele, testemunhei sua luta e vontade de levar a educação o mais longe possível. Foi professor de escolas públicas e privadas, faculdades, e merece essa homenagem”.
Esposa de Raymundo, Dona Edilce Borges Vianna agradeceu à prefeita e à vereadora pelo reconhecimento, que valoriza e preserva o legado do professor pela educação. “Nós nos sentimos muito honrados com essa homenagem que engrandece a gente, extrapola as nossas emoções. Ray vivia e respirava a educação. Ele amou como raramente um professor amava seus alunos. Ele não ministrava apenas aulas de inglês, português e redação, mas ensinou como viver, transformou vidas através da educação. E esse legado engrandece a mim, aos meus filhos, aos meus netos, a toda família”.
Um dos filhos, Raymundo Júnior também destacou que os feitos do pai seguem ecoando mesmo após o seu falecimento. “Até hoje temos descoberto coisas que ele fez, pessoas que ele ajudou e que não fazíamos ideia. Isso nos enche de orgulho”.
Centro Municipal de Formação Educacional
Em junho de 2025, a Prefeitura Municipal entregou o Centro Municipal de Formação Educacional Professor Raymundo Vianna totalmente revitalizado. O espaço recebe cursos, oficinas, seminários e treinamentos que aprimoram os conhecimentos e práticas dos profissionais da Rede Pública Municipal de Educação. O Centro conta com auditório amplo, camarim e sanitários, seis salas administrativas, refeitório, cozinha, depósitos e uma área aberta com estrutura em pergolado, sendo todo o ambiente acessível.
O professor Raymundo Barboza Vianna faleceu no dia 22 de abril de 2025, aos 81 anos. Raymundo foi um dos fundadores e mantenedores da Faculdade Fainor e do Colégio Opção, e um grande entusiasta da educação em Vitória da Conquista. O profissional marcou a trajetória de milhares de alunos das instituições nas quais ele passou.






















