se
Uma comitiva de Vitória da Conquista esteve em Salvador nesta quinta-feira (13) para discutir soluções para demandas cruciais do município.
Participaram representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, OAB, setores industrial e comercial, além dos secretários estaduais de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e de Turismo, Maurício Bacelar, e os deputados estaduais Fabrício Falcão (PCdoB) e Tiago Correia (PSDB).
Principais pontos abordados:
- Fim do contrato com a Via Bahia: Discussão sobre o término do contrato com a concessionária Via Bahia, responsável pela BR-116, e os impactos para o município.
- Duplicação da BR-116 e construção de viadutos: Cobrança pela duplicação da rodovia e construção de viadutos nos cruzamentos do anel rodoviário com bairros da zona urbana.
- Voos diretos para Salvador e preço das passagens: Preocupação com a ausência de voos diretos entre Vitória da Conquista e Salvador e os altos valores das passagens aéreas.
- Criação da Região Metropolitana de Vitória da Conquista: Debate sobre a proposta de criação da região metropolitana e seus benefícios para o desenvolvimento local.
O procurador-geral do município, Jônatan Meireles, enfatizou a necessidade de ampliar o debate e promover uma reunião com a presença da prefeita Sheila Lemos e do governador Jerônimo Rodrigues para tratar dessas pautas.
O chefe do Gabinete Civil, Coronel Ivanildo Silva, destacou que o secretário de Relações Institucionais se comprometeu a levar as demandas ao governador e que algumas delas poderão ser discutidas em breve com possíveis soluções.
Durante o encontro, foram ressaltados os transtornos causados pela Via Bahia, especialmente no que tange ao descumprimento do contrato para a construção de viadutos e a duplicação da BR-116. Também foram levantadas questões sobre a continuidade dos serviços essenciais após o término do contrato com a concessionária.
Em relação à criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia, os secretários estaduais informaram que a pauta precisa ser apreciada pela Assembleia Legislativa antes de qualquer participação do Governo do Estado.
Outro tema relevante foi a redução dos voos diretos para Salvador e o alto custo das passagens aéreas. Atualmente, há apenas três voos semanais saindo de Vitória da Conquista para a capital baiana e dois no sentido inverso. O procurador Jônatan Meireles destacou a necessidade de mediação dos poderes públicos para reduzir os preços e aumentar a oferta, beneficiando toda a região sudoeste.
A comitiva espera que, com o apoio do Governo do Estado e a união de esforços entre as esferas municipal e estadual, seja possível encontrar soluções para essas demandas que afetam diretamente o desenvolvimento e a qualidade de vida da população de Vitória da Conquista.
Informações: SECOM/PMVC