As águas da forte chuva que caiu em Vitória da Conquista na madrugada desta quarta-feira (13/12), inundou e causou danos materiais em diversos locais, entre eles, o prédio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa. O atendimento ao público foi transferido temporariamente para o SAC do Centro.
De acordo Ubaldino Damasceno Figueiredo, coordenador da Defesa Civil, a água adentrou ao ambiente devido a um canal do bairro Panorama, que causou alagamentos na Av. Siqueira Campos, bem como no fundo do escritório da Embasa.
Apesar dos danos materiais envolvendo alguns veículos que foram arrastados pela força da chuva, ninguém ficou ferido. De acordo com informações da Defesa Civil, a estrutura recebeu uma inspeção de engenheiros e está apta ao retorno das atividades, não oferecendo riscos aos funcionários
O Coordenador da Defesa Civil recomendou aos funcionários da Embasa a não ligarem os computadores, devido a grande quantidade de água. Além disso, Ubaldino ressaltou a importância da empresa recuperar o muro destruído e evitar problemas futuros no ambiente.
Outros locais afetados- Alagamentos foram também registrados no bairro Jurema, Av. Bartolomeu de Gusmão, Santa Cecília e na rua São Luis, ao lado do Lomantão. De acordo com Ubaldino Figueiredo, os deslizamentos ocorreram por conta de construções irregulares e a falta de consciência da população: “Infelizmente os moradores insistem em deixar restos de construção à margem do canal, causando grandes problemas para administração e principalmente nessa época de chuvas”, concluiu Ubaldino.
A Coordenação Municipal de Defesa Civil informa que os pluviômetros automáticos instalados na cidade pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram uma média de 49,07 milímetros de chuva. No Lomanto Jr., o índice foi de 52,62 milímetros; no Centro, 52,53 milímetros; na Patagônia, 51,29 milímetros; no Bruno Bacelar, 47,17 milímetros; e no Recreio, 41,76 milímetros.
Até o início da manhã desta quarta-feira (13), o órgão registrou 8 ocorrências em consequência das fortes chuvas. Entre elas, o desabamento parcial de uma edificação do Centro da cidade e duas fortes invasões de água: uma em uma residência próxima ao canal pluvial do Santa Cecília e outra no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).
Em caso de deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, entre outras emergências, qualquer cidadão pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Confira fotos da Embasa após a chuva:
Vídeo da Embasa depois do alagamento: