Funcionários da ATUV acusados de transfobia são demitidos
A empresa Atuv, responsável pelo bilhete eletrônico e atualmente sob intervenção da Prefeitura de Vitória da Conquista, demitiu dois funcionários acusados de transfobia contra Luna Glaskov, que os denunciou por desrespeitaram sua adequação civil. Luna registrou um boletim de ocorrência no Disep e procurou ajuda jurídica e psicológica no Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDH).
Após uma investigação com o auxílio das câmeras de vídeo, os dois funcionários envolvidos foram demitidos. Além disso, a coordenação de Política LGBT da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), representada por José Mário Barbosa, visitou a empresa para fornecer informações sobre as leis municipais, estaduais e federais que protegem os direitos das pessoas trans.
A estudante Luna Glaskov, prestou queixa na delegacia de Vitória da Conquista, alegando ter sido vítima de transfobia durante um atendimento na Atuv. Segundo Luna, funcionários desrespeitaram a adequação civil que garante a ela a mudança de gênero e também a mudança do nome social, tratando-a reiteradamente com os pronomes senhor e ele. Luna afirmou ainda que solicitou a presença do gerente, mas que este apoiou a atitude dos outros funcionários, também a tratou com pronomes masculinos e ainda chamou os seguranças para retirá-la do local.