Informe Publicitário
A Primeira Convenção do Grupo Maria Salomé teve início nesta segunda-feira (16) com o tema “Inovações, aprendizados e conexões: co-criando o novo ano”. A abertura foi realizada pela supervisora geral Marli Rabelo, que destacou o papel colaborativo do evento na busca por melhorias na educação.
O primeiro módulo, intitulado “Montessori: filosofia para a vida”, contou com a conferência da professora Marinélia da Hora, que trouxe reflexões sobre a importância da educação na construção de uma sociedade melhor. Em sua fala, destacou entre outros pontos, que a ausência de acesso escolar prejudica o progresso coletivo: “Cada criança sem acesso à escola prejudica a humanidade toda. E se os cientistas da vacina da COVID não tivessem tido uma boa educação? Quantas crianças serão responsáveis pelo futuro da humanidade?”.
Ainda pela manhã, grupos de trabalho debateram as funcionalidades e os desafios de segmentos específicos, seguidos de uma roda de conversa mediada por Marli Rabelo, com participação dos professores da platéia com comentários.
Ver essa foto no Instagram
O segundo módulo do dia, “Cultura e Educação”, trouxe o professor doutor Oliveira Adão Miguel com a palestra “Ressonâncias do Continente Africano: A Influência da Cultura Educacional da Angola”. Oliveira abordou a relevância da ancestralidade e do histórico cultural na educação, destacando a conexão entre Brasil e Angola: “A compreensão do nosso caminho histórico é essencial para construirmos não apenas o hoje, mas o amanhã. Brasil e Angola convergem em muitos desafios educacionais, o que reforça a necessidade de aprendizado mútuo”, destacou.
Ver essa foto no Instagram
O evento seguirá até esta terça-feira (17), com foco nas questões socioemocionais no ambiente profissional e no desenvolvimento ético e inclusivo de crianças e jovens, prometendo mais reflexões e diálogos transformadores.