O prefeito Herzem Gusmão, em entrevista exclusiva ao jornalista Rodrigo Ferraz, neste domingo (18), no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, palco da 52ª Exposição Nacional Agropecuária de Vitória da Conquista, mandou um duro recado para as duas empresas de transporte da cidade, a Viação Vitória e a Viação Cidade Verde : “A minha preocupação não é com ‘Cidade A’, ‘Cidade B’, Vitória, eu estou preocupado é com o cidadão, que fica no sol e chuva esperando o ônibus”.
Em relação ao alerta da ATUV, dizendo que a Prefeitura poderá ser obrigada a pagar os prejuízos das empresas e até responder por improbidade administrativa, Herzem disse: “Elas não têm condições de ameaçar e colocar o governo na parede”. Sobre as vans, em direção oposta ao que os empresários pedem, o Prefeito disse que vai ajudar os vanzeiros a conseguir empréstimos no Banco do Nordeste para financiar carros novos, “já estamos buscando esse financiamento do Banco do Nordeste para que os vanzeiros possam comprar a sua ferramenta de trabalho 0 km. Também admitimos colocar 150 vans e se precisar coloco 200 para trabalhar”, disse Herzem.
“Estamos repensando as linhas, pois estou sentindo que existe essa insatisfação, que eu não entendo, das duas empresas de ônibus e nós não iremos aceitar esse tipo de imposição. Se eles querem trabalhar, tudo bem, se eles não querem, paciência, nós vamos abrir uma outra licitação e atrair outra empresa de fora”, disse Gusmão.
Sobre o transporte público de Vitória da Conquista, o prefeito citou uma “pesquisa nova, tirada do forno” em que a SAÚDE é a preocupação que aparece em 1º lugar, com 40%, seguida do tema VIOLÊNCIA com 30% e transporte urbano ficaria com um percentual bem baixo, 2%.
Herzem ainda disse que o conquistense não se preocupa tanto com o transporte público. “Conquista não tem problema de transporte coletivo” e logo depois provocou: “Ônibus quebrando, soltando roda, soltando porta e as vans estão transportando a cidade”.
Até o presente momento a ATUV não comentou as declarações do Prefeito de Vitória da Conquista. De acordo com a assessoria de imprensa, amanhã será definida a data de uma coletiva para apresentar à sociedade documentos e gráficos que atestam a falência do sistema e a inviabilidade para que quaisquer outras empresas se mantenham atualmente em Conquista.
Os comentários do prefeito vieram após a divulgação de uma CARTA ABERTA DA ATUV – Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista, anunciando a falência do Sistema de Transporte, alertando para os problemas do crescimento desordenado e sem cálculos das vans e ainda ameaçando requerer na Justiça ressarcimento pelos prejuízos causados por uma suposta quebra no equilíbrio econômico-financeiro do contrato.
(Com informações do Blog do Rodrigo Ferraz)