IFBA realiza Concerto de Natal 2022 na Capela Universitária São Vicente de Paulo
Retomando a tradição de celebrações natalinas, o Madrigal do IFBA realiza sua primeira apresentação pública, fora do âmbito do Instituto, desde o início da pandemia em 2020.
O concerto será realizado no dia 15 de dezembro de 2022, às 19h30, na Capela Universitária São Vicente de Paulo, situada na praça Hercílio Lima, ao lado do Hospital São Vicente.
No repertório serão apresentadas obras tradicionais do cancioneiro natalino como Noite Santa, de Adolphe Adam; Veni, veni Emmanuel, de Zoltán Kodály; Boas festas, de Assis Valente; Gira Estrela, de Ernst Widmer e Natal brasileiro de Wilma Camargo. Além do repertório natalino, inclui-se Cantiga de amigo, de Elomar Figueira Mello e o Trenzinho do caipira, de Villa-Lobos, entre outras.
O concerto deste ano contará com a participação especial do Coral de estudantes do IFBA.
Para a entrega será solicitada a contribuição de 1 kg de alimento não perecível. As doações serão entregues para instituições que mantêm programas consolidados de assistência social na cidade.
Sobre o Madrigal
O Madrigal do IFBA é um Projeto de Extensão em música do Instituto Federal da Bahia campus Vitória da Conquista, sob a regência do maestro, professor Dr. Marcos Ferreira.
A palavra Madrigal é utilizada mais comumente para designar uma forma de construção musical vocal que nasceu na Itália no séc. XIV, na qual o elemento literário tem papel fundamental. Atualmente o vocábulo é também empregado como sinônimo de coro ou coral, servindo para identificar grupos vocais que priorizam o repertório coral à capela.
O Madrigal do IFBA foi criado em 2008 com o objetivo de possibilitar a manutenção da prática musical dos estudantes/coralistas egressos da Instituição. Atualmente é formado por estudantes, egressos, servidores, pais de estudantes e amigos da comunidade, amantes da música vocal.
Tem como prioridade a execução de repertório coral à capela e repertório sinfônico, que apresentem um grau elevado de dificuldade técnica e musical, priorizando a pesquisa em torno de compositores brasileiros.
No mesmo ano de sua criação o Madrigal realizou uma série de concertos comemorativos aos 200 anos da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, com apresentações no Auditório da UNEB em Caetité/BA; no Teatro Glauber Rocha, da UESB; e no Auditório do IFBA, em Vitória da Conquista. Fez concerto na cerimônia de posse da Reitoria do IFBA, no campus Salvador, em 2010. Em outubro de 2012, se apresentou na Catedral de Santana, na programação da Jornada Filosófico-Teológica da Faculdade Católica de Feira de Santana/BA. Realizou diversos concertos sacros na Catedral Nossa Senhora das Vitórias, na programação de aniversário da cidade de Vitória da Conquista e apresenta-se constantemente no Auditório do IFBA campus Vitória da Conquista. Em Rio de Contas/Chapada Diamantina, fez concertos nas celebrações natalinas em 2010, 2018 e 2019.
Em 2018 celebrou dez anos de atividades numa programação dividida em duas etapas. A primeira, em julho, com uma apresentação na Reitoria do IFBA, em Salvador, durante a I Mostra Cultural do IFBA. Na ocasião o Madrigal apresentou o concerto temático: A música baiana no repertório coral interpretando obras de Dorival Caymmi, Elomar Figueira Mello, Gilberto Gil, Lindembergue Cardoso, entre outros. Na segunda parte das celebrações, em novembro e dezembro, uma série de concertos sacros foram realizados no Auditório do IFBA e na Capela Universitária São Vicente de Paulo, em Vitória da Conquista/BA, bem como na Igreja de Santana, em Rio de Contas/BA.
Sobre o Maestro
Pela sua atuação como regente do Coral de Alunos do Colégio Pedro II do Rio de Janeiro/RJ, em fevereiro de 2003, Marcos Ferreira acompanhou ensaios do Coral da BBC – Londres/Inglaterra, a convite do maestro Bob Chilcott.
Marcos Ferreira é Doutor em música pelo Programa de Pós-Graduação em música da UFBA e Mestre em música pelo Centro Universitário do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Graduado em Regência e Piano, fez aperfeiçoamento em Regência Coral nos Seminários de Música Pró-Arte, Rio de Janeiro, na classe do Maestro Carlos Alberto Figueiredo.
Como regente de coros apresentou-se em Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Marcos Ferreira é professor de Educação Musical do IFBA campus Vitória da Conquista desde 2005, onde atua como maestro do Coral de Estudantes e do Madrigal.