Segundo relatório do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), entre as prefeituras das seis cidades baianas com mais de 200 mil habitantes, Vitória da Conquista mantém a liderança em eficiência na execução do Bolsa Família e na manutenção do Cadastro Único.
O Índice de Gestão Descentralizada dos Municípios (IGD-M), é um indicador do Governo Federal, feito a partir do cálculo das taxas de atualização cadastral e de acompanhamento das condicionalidades de Saúde e Educação. A média desses resultados forma o Fator de Operação, que determina o valor do repasse federal destinado a cada município.
Em outubro, segundo relatório do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Vitória da Conquista registrou 88,9% na atualização cadastral, 91,6% de acompanhamento das condicionalidades de Educação e 89,3% de Saúde, alcançando um Fator de Operação de 89,7%. Com esse desempenho, o município lidera entre as cidades baianas com mais de 200 mil habitantes, à frente de Salvador (79,4%), Feira de Santana (83%), Camaçari (83,8%), Juazeiro (85,8%) e Lauro de Freitas (81,7%).
Michael Farias
Para o gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e coordenador da Comissão Intersetorial do Programa Bolsa Família de Vitória da Conquista, Michael Farias, esse desempenho reflete a capacidade do município de gerenciar o programa de forma estratégica. “Com o repasse federal e os recursos municipais, por meio do programa Acolhe Conquista, seguimos investindo na capacitação das equipes, na melhoria das unidades de atendimento e em estratégias que ampliem o acesso a direitos. Este resultado mostra que a gestão do Bolsa Família no município está avançando, permitindo identificar vulnerabilidades nos territórios e fortalecer a articulação entre saúde, educação e assistência social”, explicou o secretário.
Ampliação do acesso às famílias
Desde 2019, a Prefeitura tem ampliado e descentralizado o atendimento do CadÚnico e do Bolsa Família visando facilitar o acesso das famílias aos programas e serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Antes dessa iniciativa, os atendimentos do CadÚnico eram realizados exclusivamente na sede da (Semdes), o que causava deslocamento desnecessários e demora nos atendimentos.
Com a descentralização, os beneficiários podem atualizar seus cadastros na unidade mais próxima de sua residência, escolhendo entre os oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município, a extensão do Cras Nova Cidade, o Centro de Convivência Conquista Criança (CCCC), o Posto Avançado do CadÚnico da Zona Oeste e as três Subprefeituras dos distritos.
A equipe do Bolsa Família em visita domiciliar
A Prefeitura também intensificou os atendimentos após a nova determinação federal que exige visita domiciliar para a inclusão de famílias unipessoais no CadÚnico. Para cumprir a exigência, desde fevereiro de 2025, a Semdes ampliou horários e equipes itinerantes. Atualmente, três equipes realizam visitas durante a semana, número que sobe para seis aos finais de semana e feriados. Os atendimentos ocorrem das 8h às 18h nos dias úteis e das 8h às 14h aos sábados e feriados.














