O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (União Brasil), anunciou na noite desta quinta-feira (6) que o Legislativo vai abrir uma ampla consulta popular para ouvir a população sobre como devem ser aplicados os recursos do empréstimo de R$ 400 milhões solicitado pela Prefeitura.
“Acabo de autorizar o início da tramitação do projeto de lei encaminhado pela prefeitura, que solicita um empréstimo no valor de quatrocentos milhões de reais. É o maior pedido de financiamento, de empréstimo, solicitado pela prefeitura, na história de Vitória da Conquista. E por isso, faremos a maior consulta popular”, afirmou Ivan em vídeo publicado nas redes sociais.
O presidente reforçou que o objetivo é garantir transparência e participação social na definição das prioridades de investimento.
“Estamos comprometidos, aqui na Câmara de Vereadores, em ouvir toda a população, para saber pra onde o dinheiro deve ir, onde o dinheiro deve ser investido. Então, os vinte e três vereadores estão comprometidos nessa direção, de ouvir a população, tanto da zona urbana como da zona rural, e fazer esse debate amplo, aberto e democrático”, completou.
O projeto de lei, encaminhado pela Prefeitura no início de outubro, autoriza o Executivo a contratar operações de crédito de até R$ 400 milhões junto a instituições financeiras.
Segundo o texto original, os recursos devem ser aplicados em obras de mobilidade urbana, saneamento, abastecimento de água, drenagem, pavimentação, e construção de escolas, creches e espaços esportivos e culturais.
A proposta, por ser a de maior valor já solicitada na história do município, deve movimentar amplamente o debate público nas próximas semanas.
Com a abertura da consulta popular, a Câmara pretende ouvir moradores de diferentes regiões, tanto da sede quanto dos distritos, antes da votação final do projeto, de que forma isso será feito, é outra questão que precisa ser esclarecida.











