O julgamento de Cairo dos Anjos Barbosa e Daniel Almeida Santos, acusados do assassinato do estudante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Micael Costa, está previsto para esta quarta-feira, 6 de agosto, no Fórum João Mangabeira, em Vitória da Conquista.
De acordo com a advogada Luciana Silva, assistente de acusação da família de Micael, a expectativa é que o júri aconteça, após ter sido adiado em duas ocasiões anteriores. Ela ressaltou ainda a esperança por uma condenação no crime de homicídio qualificado.
Micael Costa tinha 30 anos quando foi morto em abril de 2023. Segundo as investigações da Polícia Civil, ele conheceu os acusados em uma loja de conveniência de um posto de combustíveis na Avenida Juracy Magalhães, em Vitória da Conquista. Os três seguiram para um sítio, onde uma discussão culminou na morte do jovem.
O corpo de Micael foi encontrado carbonizado dentro de um carro na estrada que liga Vitória da Conquista a Barra do Choça. A perícia indicou que ele foi assassinado com golpes de faca e enxada.
Doze dias após a descoberta do corpo, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior cumpriu mandados de prisão preventiva contra Cairo e Daniel, além de busca e apreensão domiciliar. Ambos foram encaminhados ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista.
Membro da comunidade acadêmica da Uesb, Micael cursava Ciências Biológicas e estava vinculado à universidade desde 2011, tendo passado também pelos cursos de Agronomia e História. Seu sepultamento ocorreu em 14 de maio na cidade de Planalto.
Com informações do site Avoador e colaboração do bolsista do Programa de Extensão ‘Jornalismo como forma de Transformação Social no Combate à Desinformação’, Rian Borges.