O Ministério Público da Bahia (MPBA) denunciou o ex-prefeito de Caetanos e um empresário do ramo da construção civil por envolvimento em esquemas fraudulentos em licitações de obras realizadas entre 2018 e 2020. A Justiça aceitou a denúncia e determinou o bloqueio de bens no valor de R$ 1,95 milhão, visando garantir o retorno dos recursos aos cofres municipais. Além disso, uma ação por improbidade administrativa foi ajuizada, e os envolvidos deverão responder tanto no campo penal quanto no cível pelos danos causados.
Ex-prefeito de Caetanos, Paulo Reis, e de Emerson Silva, empresário do setor de construção civil e ex-vice-prefeito de Mirante, foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia.
De acordo com o promotor de Justiça Ruano Leite, os acusados alteraram os processos licitatórios, manipulando os preços das obras e oferecendo vantagens a outros licitantes. “Juntos, eles fraudaram processos licitatórios por meio de ajustes ilegais, propinas a concorrentes e aumento arbitrário dos valores das obras. Também se enriqueceram de forma ilícita ao incorporar as vantagens obtidas pelo desvio de recursos públicos”, destacou o promotor.
Fonte: MPBA e G1