Neste mês de fevereiro de 2022, mais 1.836 famílias de Vitória da Conquista passam a receber o benefício do Auxílio Brasil, programa de transferência de renda do Governo Federal. Com isso, o município chega a mais de 38 mil famílias beneficiárias do programa. Essas famílias vão receber o pagamento mínimo de R$ 400,00 até dezembro. Em janeiro, foram 8.819 famílias aprovadas.
Para receberem este benefício as famílias precisam estar inseridas no Cadastro Único do Governo Federal, que em Vitória da Conquista é feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) com as equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), prefeitura da Zona Oeste e Postos Avançados de Atendimento ao Cidadão (PAAC/subprefeituras) de Bate Pé, José Gonçalves e Inhobim.
“Até 2019 este atendimento era realizado somente na Semdes, dificultando acesso das famílias, agora contamos com 14 pontos de atendimento incluindo a própria secretaria. Isso facilita o acesso, garantindo mais proteção às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.
Para se informar ou se cadastrar procure um dos pontos de atendimento:
Cras – Bruno Bacelar, Vila América, Jardim Valéria, Miro Cairo, Nossa Senhora Aparecida, Rural, Nova Cidade e Pedrinhas;
Postos Avançados de Atendimento ao Cidadão (PAAC/Subprefeituras) – Bate-Pé, José Gonçalves e Inhobim;
Prefeitura da Zona Oeste
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Orientações gerais para novos beneficiários
Segundo informações do Ministério da Cidadania, ao entrar no programa, as famílias recebem, pelos Correios, no endereço informado durante o cadastramento, duas cartas encaminhadas pela Caixa: a primeira com informações gerais sobre o Auxílio Brasil e a segunda com o Cartão Auxílio Brasil.
O cartão é gerado automaticamente para todas as novas famílias beneficiárias, no nome do Responsável Familiar. Com o Cartão Auxílio Brasil, o beneficiário saca o valor integral do benefício. Cada parcela tem validade de 120 dias.
Caso a família não receba o cartão, o beneficiário deve ligar na Central de Atendimento Caixa ao Cidadão, 0800 726 0207, para verificar a localização do cartão ou solicitar uma segunda via, se for o caso.
Enquanto estiverem sem o cartão, o responsável familiar pode realizar o saque em qualquer agência da Caixa, de acordo com a data do Calendário de Pagamentos do Programa, apresentando um documento de identificação oficial com foto e uma folha de saque do benefício, que pode ser retirada em um dos postos de atendimento do Cadastro Único no município.