Moradores de Vitória da Conquista que receberam mensagens do canal GovBR no WhatsApp sobre possíveis pendências na vacinação infantil devem conferir a caderneta da criança e procurar a unidade de saúde de referência em caso de dúvida. A orientação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quarta-feira (21).
Segundo a pasta, o recebimento do comunicado não significa, necessariamente, que alguma vacina esteja atrasada. Pode haver diferenças entre os dados registrados nos sistemas de saúde e a situação vacinal atual da criança.
Avaliação deve ser feita na unidade de saúde
Os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) poderão avaliar os registros da caderneta e informar se existe necessidade de atualização, conforme as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
De acordo com a Prefeitura, uma das mensagens encaminhadas trata da vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20), usada na proteção contra doenças causadas pelo pneumococo, como pneumonia, meningite e infecções generalizadas, chamadas de sepse. O comunicado recomenda a procura de uma unidade de saúde para verificar a vacinação.
Atenção ao remetente e a pedidos de dados
A SMS também orienta os responsáveis a conferir a identificação do remetente. Mensagens oficiais não devem solicitar senhas, códigos de acesso ou pagamentos para a realização de vacinas.
A vacinação é oferecida gratuitamente nas unidades de saúde, conforme o calendário e as recomendações do Ministério da Saúde. A avaliação individual deve ser feita pela equipe de saúde, sem presumir atraso apenas com base na mensagem recebida.
Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista/Secretaria Municipal de Saúde.










