Em um crime que chocou a comunidade de Vitória da Conquista, Manoel Viana Campos, de 67 anos, executou a esposa e a sogra na noite de sábado (12). Por volta das 21h, Manoel assassinou a esposa, Amanda Coelho Matheus, de 30 anos, com cinco disparos de arma de fogo em frente ao mercado Simão, na Rua Santa Catarina, no povoado de Simão. Testemunhas relataram à polícia que ouviram os disparos e encontraram a vítima já sem vida.

Manoel matou Amanda, de 30 anos. Foto: Rede Sociais
Crimes premeditados – De acordo com o relato de testemunhas aos investigadores da polícia, após matar Amanda, Manoel deixou o filho de um ano na casa de sua irmã e em seguida, se dirigiu ao bairro Patagônia, na Rua Anápolis, onde assassinou a sogra, Cláudia Costa Coelho, de 55 anos. Segundo uma testemunha, vizinha de Cláudia, Manoel pulou o muro da casa da vítima e, sem hesitar, disparou contra ela, atingindo-a na face.
A testemunha, que mora nos fundos da residência da vítima, relatou à polícia que estava deitada quando ouviu os disparos e, logo em seguida, uma voz masculina gritando: “Isso é para você aprender.”. Assustada, ela permaneceu dentro de casa até que o silêncio tomou conta. Ao sair, deparou-se com Cláudia caída próximo ao portão de saída e, desesperada, correu para a rua em busca de ajuda, acionando a polícia pelo 190.
A brutalidade do crime foi confirmada quando a testemunha, vizinha de Claudia, reconheceu por foto mostrada pela polícia, que Amanda, era a filha de Cláudia e ambas foram executadas por Manoel na mesma noite. O fato de ele ter buscado e assassinado as duas mulheres em sequência, sem dar chances de defesa, aponta para um ato planejado.
Atirador se mata – Por volta das 22:04 hs, a polícia foi informada que na Rua Sebastião Rodrigues Castro, em frente ao DISEP, estava caído um indivíduo que cometeu suicídio, juntamente com um revólver cal. 38, com 5 munições intactas e uma deflagrada.
Próximo ao corpo da vítima, foi encontrada uma Honda/CG 125, cor vermelha, placa de Vitória da Conquista. O DPT (Departamento de Polícia Técnica), removeu o corpo do local. Os dados da arma foram passadas pela Perícia, a mesma ficou com a responsabilidade da arma.
Equipes da Polícia Civil e da perícia técnica compareceram aos locais dos homicídios, realizando o levantamento cadavérico e recolhendo os corpos para o Instituto Médico Legal (IML). As investigações continuam, e a polícia busca informações sobre o paradeiro de Manoel, que fugiu após os assassinatos.