Operação Pequod: Polícia mira patrimônio do bicheiro Rogério Andrade em Vitória da Conquista

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio (MPRJ) desencadearam na manhã desta sexta-feira (10) a Operação Pequod, visando ao sequestro de bens do contraventor Rogério Andrade. Os investigadores identificaram que cerca de R$ 42 milhões são decorrentes de patrimônio adquirido com o dinheiro da exploração de jogos de azar. Há indícios ainda de que o contraventor usava empresas legalizadas, cuja arrecadação era lícita, para incluir dinheiro oriundo do jogo do bicho, máquinas de caça-niqueis e bingos.
A 1ª Vara Especializada em Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do Rio determinou buscas e apreensões em 26 endereços. Há na lista desde o apartamento de Rogério, na Barra da Tijuca; uma casa no condomínio Portogalo, em Angra dos Reis; uma fazenda em Vitória da Conquista, na Bahia; o restaurante Gajos D’Ouro e até a quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel, na Zona Oeste. Empresas consideradas de fachada, segundo as investigações, também estão na relação das buscas. Além de endereços ligados a Rogério e ao filho Gustavo Andrade, são alvos os de Renato Andrade, irmão do contraventor, e de um contador.
OUÇA AQUI A REPORTAGEM DA GLOBO NEWS CITANDO VITÓRIA DA CONQUISTA:
Além de contas bancárias e investimentos, também são alvo do sequestro de bens: imóveis, embarcações, terrenos, além de salas comerciais, iates, mansões, apartamentos de luxo e cotas empresariais.
O nome da operação é uma referência ao nome do navio Pequod que afundou com o comandante e a tripulação toda ao tentar capturar a baleia Moby Dick, do romance publicado em 1851 pelo escritor Herman Melville. Rogério Andrade tem como hábito se exibir em iates de luxo, um deles avaliado em R$ 10 milhões, e pescar em potentes embarcações. O inquérito foi presidido pelo Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) e pela 4ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada.
Com informações do Jornal Extra e GloboNews