A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quarta-feira (30), mais uma fase da Operação Senes, que investiga crimes contra idosos na cidade de Poções, no sudoeste baiano. Um homem identificado pelas iniciais C. N. P, foi preso por suspeita de aplicar golpes com empréstimos fraudulentos ao longo dos últimos três anos.
A prisão temporária e o mandado de busca e apreensão foram cumpridos logo cedo, por volta das 6h, na Avenida Buganvília, bairro Joaquim Mascarenhas, em decisão da Vara Criminal de Poções (processo nº 8002484-45.2025.8.05.0199). A ação contou com apoio da 10ª Coordenadoria de Polícia Civil.
O investigado, de 55 anos, natural de Poções, já era alvo de diversas denúncias registradas em boletins de ocorrência. Segundo a polícia, ele aliciava pessoas idosas para realizar empréstimos bancários, e em alguns casos utilizava selfies dos próprios idosos para movimentar contas e sacar valores em nome de terceiros.
Durante a operação, os agentes apreenderam um verdadeiro arsenal de provas:
-
Mais de 60 cartões bancários em nome de terceiros
-
Documentos e contratos de empréstimos fraudulentos
-
Máquina de cartão de crédito
-
Duas armas do tipo Air Soft
-
Documentos de identidade falsificados, com a mesma numeração e fotos diferentes
Devido à presença dos documentos adulterados, o suspeito também foi autuado em flagrante por falsificação de documento público, conforme o Art. 297 do Código Penal Brasileiro. Já os golpes contra os idosos se enquadram no Art. 171, §4º do CPB, que trata de estelionato praticado contra pessoas idosas — um agravante previsto em lei.
Além dos documentos, também foram apreendidos um veículo Volvo e uma motocicleta Honda Biz, que podem estar ligados à prática criminosa.
A Polícia Civil informou que a Justiça e o Ministério Público já foram comunicados, e que foram expedidas guias periciais para análise detalhada do material apreendido. As investigações seguem em curso para identificar outros envolvidos no esquema.