Porta giratória do Itaú de Vitória da Conquista está há 30 dias quebrada causando insegurança e restrição de serviços ao consumidor
O Sindicato dos Bancários denuncia a porta giratória da agência Itaú/Francisco Santos, em Vitória da Conquista, está há mais de 30 dias sem funcionamento.A diretoria do Sindicato informou que, durante todo esse período, esteve em contato com os gestores da unidade para promover o conserto deste importante instrumento de segurança, mas – até o momento – nada foi feito.
A porta giratória com detector de metais é um dos critérios obrigatórios estabelecidos pela Lei Nacional de Segurança Bancária para o funcionamento de um estabelecimento financeiro, assim como a existência de um sistema com vigilantes bem preparados, protegidos e armados, e câmeras de monitoramento.
A falta do equipamento é facilmente identificável por criminosos, que ficam livres para entrar na agência portando armas de fogo, brancas ou outros objetos perigosos, colocando em risco a vida dos trabalhadores bancários, clientes e usuários.
Segundo informações, sem o funcionamento da porta, os gestores suspenderam as operações com numerário no interior da unidade e estão indicando os caixas eletrônicos para a realização de saques e depósitos.
Vale ressaltar que uma resolução do Banco Central determina que é “vedado às instituições impedir o acesso, recusar, dificultar ou impor restrição ao atendimento presencial em suas dependências, inclusive em guichês de caixa, a clientes ou usuários de produtos e de serviços, mesmo quando disponível o atendimento em outros canais”. Claramente, a falta do atendimento nos caixas gera transtornos à população e pode resultar em golpes, principalmente para aposentados e clientes que não estão habituados com os recursos digitais.
O presidente do Sindicato dos Bancários, Leonardo Viana, também vê com preocupação a demora do banco em sanar o problema, tendo em vista que nos últimos anos as instituições financeiras estão empurrando os usuários para o autoatendimento a fim de cortar custos com pessoal. “Os bancos têm buscado reduzir os seus custos a base de cortar qualquer tipo de despesa para maximizar os seus lucros, mesmo que isso, como neste caso, custe a negligência com a segurança de clientes e funcionários. Infelizmente, a lógica do máximo lucro tem feito os bancos colocarem em segundo plano até a segurança e a vida de quem está nas agências.”
O Itaú vem fechando agências em diversas partes do Brasil. No último ano, a instituição fechou 247 agências físicas, mesmo tendo um lucro bilionário de R$ 23,118 bilhões nos primeiros nove meses de 2022.