Presidente da ALBA quer o Parlamento participando do debate sobre rotas e preços de passagens aéreas
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, afirmou, na sessão ordinária desta quarta-feira (16.08), que o Parlamento deve entrar no debate sobre as rotas e os preços das passagens aéreas no estado. Com escalas em outros estados, as viagens podem demorar até sete horas e os preços das passagens chegam até R$ 3 mil, mesmo preço de alguns bilhetes para o exterior.
“Todas essas companhias aéreas têm algum incentivo no ICMS do querosene de aviação, dado pelo governo estadual. Então, é o caso dessa Casa fazer alguma coisa. É uma estupidez e não é possível que os baianos tenham que ir de Salvador para outros estados, fazer escalas, e só depois irem para suas cidades na Bahia”, afirmou Adolfo, respondendo a um discurso do deputado Tiago Correia (PSDB).
Correia criticou a substituição dos voos diretos entre Salvador e outras cidades baianas, por voos com escalas em São Paulo ou Belo Horizonte. “voos que duravam 50 minutos, atualmente demoram seis, sete horas, com as escalas”, disse ele, citando como exemplo os voos para Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. O peessedebista lembrou que desde 2019 o governo do estado dá descontos no combustível das empresas aéreas, para que operem nos aeroportos baianos.
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Procuradoria Geral e do Procon, publicou, nesta quarta-feira (16), uma Portaria que determina o monitoramento de preços de passagens aéreas no município de Vitória da Conquista. A medida acontece em resposta aos aumentos abusivos das passagens dos voos diretos entre Vitória da Conquista e Salvador, verificados pela Superintendência do Procon no último mês.
De acordo com o documento, o monitoramento de preços será feito através de uma pesquisa de preços que será realizada diariamente nos sites das companhias aéreas que atuam no Aeroporto Glauber Rocha, tomando como parâmetro o preço cobrado para o deslocamento de um passageiro adulto nos trechos de ida e volta. Além disso, as companhias que prestam este serviço já haviam anunciado, no começo deste mês, a suspensão dos voos diretos entre os dois município a partir do mês de outubro.
A Azul Linhas Aéreas confirmou que irá suspender o voo direto entre Vitória da Conquista e Salvador, realizado seis vezes por semana. De acordo com a companhia, a suspensão faz parte de um processo de ajuste de capacidade à demanda. Ao site Alô Alô Bahia, a empresa confirmou que a operação será feita até 28 de outubro.
Com isso, a terceira cidade mais populosa do estado ficará sem decolagens diretas com Salvador. A única opção será fazer conexões, aumentando o tempo da viagem, que é de aproximadamente 40 minutos, para mais de 4 horas.