Profissionais de enfermagem ocupam ruas Vitória da Conquista e falam em paralisação
Profissionais de enfermagem e outras categorias ligadas a saúde aderiram a uma manifestação nacional contra a suspensão por 60 dias do piso salarial deles em todo o Brasil por uma decisão monocrática do Ministro Barroso, do STF.
Em Vitória da Conquista a manifestação começou na porta do HGVC (Hospital de Base) e terminou na Praça Barão do Rio Branco, com apitaço, discursos e cartazes de protesto.
Ver essa foto no Instagram
POSSIBILIDADE DE PARALISAÇÃO
De acordo com o Professor de Enfermagem Luiz Rogério Cosme “pela unidade da categoria a nível nacional podemos chegar até a possibilidade da paralisação”, afirmou à nossa reportagem.
“A legislação brasileira, com relação à saúde, ela permite 30% da categoria continuar trabalhando nos postos de trabalho, então 70% da categoria está mobilizada para vir pra rua, para paralizar e 100% da categoria para trabalhar ideológica nas redes sociais, nos horários de folga, pra garantir que esse piso salarial seja pago”, disse Fabrício Santana Lacerda, Diretor Regional do SINDSAÚDE/BA.
A Lei 14.434/2022 foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 4 de agosto e entrou em vigor no dia seguinte. O projeto teve amplo debate e foi aprovado pelo Senado Federal em novembro de 2021 e pela Câmara dos Deputados em maio. No dia 4 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) acatou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei e a suspendeu por 60 dias.