O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quinta-feira (19), o resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2026. Os candidatos podem consultar a classificação individual por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Os estudantes pré-selecionados devem realizar a complementação da inscrição no sistema FiesSeleção entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Após essa etapa, o candidato tem até cinco dias úteis para validar as informações diretamente na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior onde foi aprovado.
Nesta edição, o programa ofertou 67.301 vagas em 1.421 instituições privadas. De acordo com o MEC, foram registrados 210.108 candidatos inscritos. Aqueles que não foram selecionados na chamada única passam a compor automaticamente a lista de espera, que terá convocações realizadas entre 26 de fevereiro e 10 de abril.
O Fies 2026 reserva 50% das vagas para o Fies Social, destinado a estudantes inscritos no CadÚnico com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Esta modalidade permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
De acordo com edital que determina as regras do Fies 2026, os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.
Quem estiver na lista de espera do Fies deverá acompanhar o resultado de eventual pré-seleção no site do FiesSeleção.
A nova convocação, a da lista de espera, ocorrerá de 26 de fevereiro a 10 de abril.
Fonte: Agência Brasil













