Como medida de estabelecer uma qualidade e estrutura dos serviços farmacêuticos das unidades de saúde, o Estado da Bahia receberá 840 mil reais em prol de fornecer melhorias em 139 municípios. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica do SUS, o Qualifar-SUS. O recurso também poderá ser destinado para a contratação de novos profissionais, além do aprimoramento dos serviços de conectividade locais, sendo que um dos principais objetivos do governo federal é de realizar uma ampliação no investimento e no aprimoramento da informatização, qualificando os serviços de saúde.
“O Qualifar surgiu com o objetivo de estruturar as farmácias dos municípios mais carentes do Brasil porque a assistência farmacêutica, se não tiver uma estrutura para atender, vai gerar uma falta de medicamento para população ou uma sobra de medicamento dentro do estoque, que vai ser destruído e é prejuízo para a Saúde. Então, quanto mais eficiente for a assistência farmacêutica no sentido do controle do medicamento [mais] benefícios à população”, declarou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégico do Ministério da Saúde, Marco Antônio Fireman.
Para participar do Qualifar-SUS, o município deve fazer parte de programas da Atenção Básica, como o Hórus, um sistema de Assistência Farmacêutica que permite o controle da compra, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos.