Salvador e mais 8 capitais terão ônibus gratuito nas eleiçoes; Barroso recomenda que prefeituras ofereçam o passe livre
Visando reduzir o númeor de abstenções por conta de pessoas que não tem condições de pagar passagem de ônibus, algumas capitais de Brasil e diversas prefeituras resolveram liberar o passe livre nos ônibus no domingo de eleições.
O partido Rede Sustentabilidade chegu a entrar com uma ação no STF pedindo o passe livre para todo o Brasil, mas teve o recurso negado. Ainda assim, o Ministro do STF, Luis Roberto Barros, recomendou que as prefeituras que puderem, liberam a catraca no domingo.
Após Porto Alegre voltar atrás e anunciar ônibus gratuito para as eleições eleitorais deste domingo (2), pelo menos outras nove capitais terão gratuidade no transporte, enquanto outros locais descartaram o benefício no dia eleitoral. O destaque fica para a região Sul, em que todas as capitais terão gratuidade no transporte.
Até agora, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e Boa Vista confirmaram o benefício para esse domingo. Natal não terá passe livre, mas terá a tarifa social, que dá desconto de 50% para os passageiros.
Lauro de Freita acaba de anunciar que também vai permitir a gratuidade. A tendência é que até este sábado outras prefeituras também ofereçam.
Em Vitória da Conquista, até o momento, a prefeitura não se manifestou e tudo indica que a cidade não deve dar a gratuidade.
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na quinta-feira (29) que os municípios mantenham o serviço de ônibus e transporte público urbano coletivo em níveis normais, sem redução específica no domingo das eleições.