Informe publicitário
Nesta terça-feira, 17, foi realizado o segundo e último dia da Primeira Convenção do Grupo Maria Salomé, no auditório da Uninassau em Vitória da Conquista, com o tema “Inovações, aprendizados e conexões: co-criando o novo ano”. O evento reuniu gestores, educadores e especialistas em um debate sobre o futuro da educação e sua relação com aspectos socioemocionais e tecnológicos.
Autorregulação das emoções no ambiente escolar
A abertura das palestras e discussões foi conduzida pela terapeuta convidada Márcia Frederico, com o módulo “Autorregulação das emoções universais no ambiente profissional”. Márcia apresentou a palestra “Encantamento e sensibilização das emoções como bem-estar nas experiências escolares e no ambiente profissional”, destacando o impacto positivo da educação socioemocional no desenvolvimento ético e inclusivo de crianças e jovens.
Márcia Frederico é especialista no Laboratório Inteligência de Vida (LIV), um programa que será implementado na Maria Salomé a partir de 2025. O programa visa complementar a formação tradicional ao promover habilidades como empatia, autoconhecimento, resiliência e trabalho em equipe, alinhadas aos desafios contemporâneos.
Ver essa foto no Instagram
Discussões sobre ética, inclusão e direitos das crianças
Na sequência, a Dra. Fernanda Luna, advogada e especialista em direitos infantojuvenis, ministrou o seminário “Construindo Pontes: Ética, Inclusão e Conexões na Formação de Crianças e Adolescentes”. Ela abordou a importância da confidencialidade em temas sensíveis relacionados à família e aos direitos das crianças, ressaltando a necessidade de um ambiente escolar que valorize a segurança e o acolhimento emocional.
Impactos do uso excessivo de telas no desenvolvimento infantil
A psicóloga Rarissa trouxe um tema atual e relevante com a palestra “Desconecte-se: crianças e adolescentes vivendo o mundo real”. Ela destacou os prejuízos do uso excessivo de telas — como celulares e computadores — para a criatividade, sociabilidade e bem-estar infantil. Segundo Rarissa, “o uso de telas está associado a problemas como obesidade, disfunção do sono e ansiedade, além de alterar funções executivas importantes, como a memória”.
Balanço positivo e novidades para 2025
Ver essa foto no Instagram
O diretor financeiro e administrativo do Grupo Maria Salomé avaliou como extremamente positiva a Primeira Convenção do grupo. Segundo ele, o evento foi um marco na troca de conhecimentos e reforçou o compromisso com a inovação pedagógica e a formação integral dos estudantes.
Além disso, o diretor anunciou novidades para 2025, com iniciativas que visam consolidar cada vez mais o Grupo Maria Salomé como referência em educação de excelência.