Uma pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC, entre os meses de maio e julho de 2017, com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, investigou a respeito dos hábitos de controle orçamentário, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês, de modo que ao serem questionados em quais situações procurariam por informações sobre educação financeira, 25% declaram que seria para ajudar a economizar ou gastar menos.
Verificou-se também que 61% dos consumidores aprenderam por conta própria a lidar com o dinheiro, enquanto 28% dizem que os pais foram os responsáveis por introduzir este assunto no seu dia a dia.
Entre os que afirmam fazer o controle orçamentário, 47% alegam que já buscaram orientações de Educação Financeira e 36% precisar se informar sobre o tema.
Para 46% dos consumidores, a busca de informações acerca de Educação Financeira é realizada através de pesquisas em sites específicos. Entretanto, apenas 29% afirmam que essas informações foram suficientes para esclarecer ou os ajudar com o que precisavam. E destes, 51% alegam que recorreram a pesquisas para controlar os gastos, 33% por estarem endividados, 5% para entender e realizar investimentos e 11% apenas para conhecimento.
De um modo geral, a pesquisa constatou que (25%) dos entrevistados busca querer economizar dinheiro, seguida de dificuldades financeiras (19%) e informações sobre investimento ou como fazer para render o dinheiro (19%).
Para auxiliar o consumidor nesse déficit de conhecimento com as finanças pessoais, a Boa Vista SCPC mantém o portal, no qual oferece conteúdos com dicas de educação financeira e orçamento doméstico. Os materiais podem ser acessados gratuitamente no site.