Serviços crescem 2,8% em 2025 e completam 5 anos de alta, aponta IBGE

O setor de serviços, que engloba atividades como transporte, turismo e tecnologia da informação, registrou crescimento de 2,8% em 2025. O resultado marca o quinto ano consecutivo de expansão para o segmento, apesar de um recuo de 0,4% na passagem de novembro para dezembro, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mesmo com a retração em dezembro, o nível geral do setor permanece apenas 0,4% abaixo do seu maior patamar histórico, alcançado em novembro de 2025. Em comparação com o período pré-pandemia de Covid-19, em fevereiro de 2020, o setor opera 19,6% acima.

Dinâmica Trimestral e Mensal

A Pesquisa Mensal de Serviços monitora 166 tipos de atividades. A média móvel trimestral, indicador da tendência de curto prazo, apresentou variação nula (0%) no trimestre encerrado em dezembro, comparado com o período findo em novembro.

Ao longo de 2025, a performance mensal do setor foi predominantemente positiva. Recuos foram registrados apenas em janeiro (-0,3%) e dezembro, contrastando com meses de expansão.

Panorama Histórico

O crescimento de 2,8% em 2025, embora positivo, foi o menor índice dentre os cinco anos consecutivos de expansão. O histórico de resultados anuais revela: -7,8% em 2020, 10,9% em 2021, 8,3% em 2022, 2,9% em 2023, 3,1% em 2024 e 2,8% em 2025.

A forte retração em 2020 é atribuída diretamente aos impactos da pandemia de Covid-19, que impôs isolamento e fechamento de negócios. No acumulado dos últimos cinco anos, o setor de serviços registrou uma expansão total de 31%.

Desempenho por Segmento

Em 2025, quatro das cinco grandes categorias de serviços analisadas pelo IBGE apresentaram crescimento. Os serviços de informação e comunicação lideraram com alta de 5,5%, seguidos por serviços profissionais, administrativos e complementares (+2,6%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (+2,3%). A única categoria com resultado negativo foi a de outros serviços (-0,5%).

Entre os 166 serviços pesquisados, 53,6% finalizaram o ano com resultados positivos. Segmentos com maior influência incluem portais e provedores de conteúdo na internet, transporte aéreo de passageiros, rodoviário de carga, publicidade, e desenvolvimento e licenciamento de programas de computador.

Considerando o panorama dos últimos cinco anos, os destaques positivos ficaram com serviços de tecnologia da informação (84,4%), serviços técnico-profissionais (59,8%) e transporte terrestre (43,5%).

Análise da Tendência Futura

Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE, avalia que o desempenho negativo em dezembro não indica uma inversão na trajetória de crescimento do setor. “Não dá para inferir que há inversão de trajetória. Temos os serviços operando em grande força”, afirmou Lobo.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas