Servidores da Bahia denunciam colapso no Planserv e convocam população para audiência pública na ALBA

 

Um grupo de servidores públicos estaduais da Bahia publicou uma carta aberta à população denunciando o estado de precariedade do Planserv — plano de assistência à saúde voltado para servidores ativos, aposentados e seus dependentes. O grupo, que atua de forma independente e não sindical, está mobilizado por meio do “Movimento Devolvam Nosso Planserv”.

Segundo o documento, os usuários têm enfrentado “sérias dificuldades, situações constrangedoras, numerosas negativas de atendimento”, além de precisarem recorrer à Justiça para conseguir o mínimo de assistência médica. A carta responsabiliza a falta de recursos por parte do Estado, a burocracia e a má gestão pela situação “insustentável” que ameaça o bem-estar dos servidores e suas famílias.

“A falta no aporte de recursos providos pelo Estado, a burocracia excessiva e a falta de prioridade na gestão do plano têm levado a uma situação insustentável para os servidores e suas famílias”, diz o texto.

Como parte da mobilização, o movimento está convocando a sociedade para uma audiência pública:

Audiência Pública sobre o Planserv
Data: 27 de maio de 2025
Horário: 09h
Local: Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)

Na audiência, os servidores esperam discutir os problemas enfrentados e propor soluções para garantir atendimento digno. Eles reforçam que o movimento não tem vínculo com sindicatos, mas é composto por trabalhadores que exigem respeito e valorização.

“Não somos entidade sindical, temos determinação e o poder da classe trabalhadora que exige respeito, valorização e dignidade”, afirma a comissão.

Veja abaixo a íntegra da carta aberta:

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

À sociedade civil e colegas servidores públicos do Estado da Bahia.

Por meio desta desejamos compartilhar com a sociedade a precariedade que está nos sendo imposta, os motivos que nos incentivam à tomada de iniciativas na busca da revitalização do PLANSERV, plano de assistência destinado aos servidores públicos estaduais.

Infelizmente, os usuários têm enfrentado sérias dificuldades, situações constrangedoras, numerosas negativas de atendimento, incluindo sentenças de processos movidos contra o plano, resultando em uma assistência deficitária e insuficiente para demanda dos usuários. A falta no aporte de recursos providos pelo Estado, a burocracia excessiva e a falta de prioridade na gestão do plano têm levado a uma situação insustentável para os servidores e suas famílias.

Diante dessa situação, o grupo composto exclusivamente por servidores do Movimento Devolvam Nosso Planserv, tem se mobilizado com objetivo de lutar pela desprecarização e revitalização. Estamos divulgando nas mídias sociais e ocupando os espaços públicos, expondo a situação para a comunidade, órgãos competentes e parlamentares.

Convidamos a sociedade para participar de uma audiência pública que discutirá a prestação da assistência PLANSERV.

Audiência Pública
Data: 27 de maio de 2025
Horário: 09h
Local: Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)

Nessa audiência, teremos a oportunidade de debater os problemas enfrentados e buscar soluções para garantir a assistência adequada aos usuários.
Não somos entidade sindical, temos determinação e o poder da classe trabalhadora que exige respeito, valorização e dignidade.

Contamos com a presença de todos os interessados, dos colegas ativos, aposentados, pensionistas e dependentes para defender o direito à saúde e ao bem-estar dos servidores.

Atenciosamente,
Comissão Movimento Devolvam Nosso Planserv

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas