Sesep faz balanço dos serviços de limpeza púbilica e coleta de lixo em 2022
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) informou que este ano, foram coletadas mais de 70 mil toneladas de resíduos domiciliares tanto na área urbana quanto rural, o que equivale a quase 5,84 mil toneladas por mês e cerca de 200 por dia. Em relação aos resíduos da construção civil, descartados de forma irregular, foram coletadas este ano mais de 36 mil toneladas.
Além da coleta de lixo, foram feitos mutirões de limpeza, com serviços de roçagem, capina e varrição, que mobilizaram cerca de 200 funcionários. Somente em 2022 foram mais de 260, por vezes, eles eram realizados em seis bairros em uma mesma semana.
Para aumentar a eficácia desses mutirões, a organização este ano se deu a partir de um cronograma. “Isso possibilitou que a gente conseguisse mapear e ter uma periodicidade melhor para retornar aos bairros”, comentou o gestor da Sesep, Kairan Rocha. “O ano de 2022 foi desafiador, até porque a gente acabou, como Sesep, tendo de fazer um trabalho muito intenso em relação à limpeza da cidade por causa das fortes chuvas que atingiram o município no final de 2021 e início deste ano”, completou.
Coleta de resíduos e preservação do meio ambiente
Quando assumiu a pasta, em janeiro deste ano, Kairan, seguindo orientação da prefeita Sheila Lemos, teve como uma das metas aperfeiçoar os serviços da secretaria, sem deixar de lado a questão ambiental. Como resultado, o bairro Vila América recebeu o primeiro ecoponto da cidade, instalado pela Prefeitura em parceria com a Torre, empresa que coleta o lixo na cidade. Outros dois estão projetados mais um no Vila América e o terceiro em um bairro ainda a ser definido.
Com o ecoponto, a população pode descartar, de forma adequada, materiais como vidros, plásticos (garrafas pets e tampas), papel e papelão, embalagens longa vida, óleo de cozinha usado, alumínio, eletrônicos, pilhas e baterias. No Vila América. material é recolhido pela catadora Calorine do Carmo, do projeto Mãos que Reciclam, da Defensoria Pública Estadual.
“Temos dialogado com a Defensoria Pública e com o Ministério Público estaduais e federal, no aspecto de dar maior atenção aos catadores do município. Estamos, inclusive, encaminhando o processo de contratação de uma associação de catadores para que eles exerçam um trabalho de educação ambiental e coleta seletiva no município. Esse é um projeto para 2023”, disse Kairan.
Ainda em 2022, a Sesep também trocou a caixa compactadora de lixo instalada na Ceasa, que tinha capacidade para processar 15 metros cúbicos e alguns vazamentos, por outra bem maior e mais moderna com 17 metros cúbicos. Além disso, a caixa conta com um reservatório individual para captação do chorume, evitando o mau cheiro e a presença de animais, como urubus.
Somada a essas ações, no distrito de José Gonçalves, mais precisamente no povoado da Roseira, a Sesep iniciou o projeto Roseira Sustentável. A iniciativa tem como objetivos ensinar e incentivar a população sobre o reaproveitamento dos resíduos orgânicos para a compostagem e, posterior utilização como adubo e fertilizante em suas plantações.
Novo cemitério
Em março deste ano, quando o Cemitério do Kadija chegou a 100% de ocupação, entrou em operação o novo Cemitério Municipal Campo da Paz, administrado pela Sesep. Situado no bairro Zabelê, em uma área de 22.500 m², o Campo da Paz é dividido em três quadras, com capacidade total para 1.164 jazigos.
Desde o início de seu funcionamento, a Prefeitura tem realizado melhorias no cemitério, como intervenções na via que dá acesso ao local, instalação de piso intertravado na parte interna e de uma cerca de eucalipto. A construção da capela, serviço executado pela Emurc, está em andamento.
Modernização da iluminação
Outro desafio assumido pela Sesep diz respeito à iluminação pública. Foram 11 mil atendimentos e 600 novos pontos instalados na cidade em 2022. Para o próximo ano, está prevista a modernização de todo parque de iluminação de Vitória da Conquista, com a troca das atuais lâmpadas por LED.
“Essa é um ação determinada pela prefeita Sheila Lemos e encabeçada pela Sesep e pela Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi) para que a gente consiga modernizar toda a iluminação da área urbana do município”, contou Kairan.
Ainda de acordo com o gestor, em 2023, a ideia é de melhoria permanente desses e de todos os outros serviços realizados pela secretaria, como limpeza das feiras, manutenção das lavanderias, fiscalização sobre o Código de Posturas. “A ideia é avançar ainda mais, principalmente, nas políticas ambientais, ampliando e melhorando a organização do município”, assegurou.