Como parte do processo de municipalização do trânsito de Vitória da Conquista, a partir do dia 16 de junho, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), por meio do Simtrans, será a única responsável pelo atendimento e registro de todos os acidentes de trânsito no município, sejam eles com ou sem vítimas. Até então, o registro e atendimento de acidentes viários com vítimas é feito pela Polícia Militar.
A data inicial para assunção da competência seria 1º de junho, mas o Governo Municipal, por meio do secretário da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva, solicitou uma prorrogação da data em 15 dias para que o Simtrans possa assumir integralmente a gestão direta dos sinistros de trânsito.
Nesse período, os agentes vão participar de um curso oferecido pela Prefeitura, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para aprimorar o serviço prestado pelo Simtrans. A capacitação acontece de 2 a 13 de junho. “Este curso, que incluirá aulas práticas e teóricas, é fundamental para estruturar os protocolos operacionais que serão seguidos pelos servidores municipais. Devido à complexidade e à qualidade da capacitação, a Prefeitura solicitou uma prorrogação do prazo inicialmente estabelecido para a assunção da competência”, explica o Coronel Ivanildo da Silva.
Além desse curso, outras ações formativas têm sido realizadas para capacitar os agentes de trânsito e também os guardas municipais para o atendimento de acidentes veiculares, especialmente aqueles com vítimas. Na última sexta-feira (23), por exemplo, a Prefeitura, por meio da Casa Civil, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito de Feira de Santana (SMT), promoveu um encontro de atualização voltado para agentes de trânsito.
A formação foi conduzida pela agente de trânsito Analu Grace Iglesias Pimentel, da SMT de Feira de Santana, que atuou como facilitadora do encontro. Foram abordados, entre outros assuntos, as campanhas de conscientização no trânsito e a padronização dos procedimentos de fiscalização entre os órgãos municipais. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação contínua dos servidores e a melhoria dos serviços prestados à população.
Em março, foi realizado um Curso de Atualização Sobre Código de Trânsito Brasileiro, que teve a duração de duas semanas, com abordagem sobre as alterações mais recentes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “São inúmeras formações para preparar os nossos agentes sobre tudo aquilo que diz respeito ao trânsito brasileiro, ao trânsito de Vitória da Conquista, às formas de abordagem, como se portar diante de sinistros, enfim, os nossos agentes estão preparados e continuarão sendo capacitados para qualquer situação que requeira a atuação imediata do Simtrans”, disse Ivanildo.
Como acionar
A partir de 16 de junho de 2025, para registrar acidentes de trânsito em Vitória da Conquista, a população deverá acionar o Simtrans pelo número 156. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece também que a população pode acionar, como de costume, o Samu 192 para realizar o atendimento a vítimas de acidente.