Alguns usuários do novo sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFE) implementado pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) ainda queixam-se de dificuldades para emisssão das notas. Algumas contabilidades e Micro Empreendedores Individuais (MEI), relatam que CNPJ´s foram importados para o novo sistema com dados desatualizados, com ausência de CNAEs no sistema, inviabilizando a emissão de algumas notas.
A Secretaria de Finanças informou que as atualizações dos dados dos CNPJ´s e a alteração pode levar entre 10 e 15 dias, mas há casos em que esse prazo foi esgotado e nada resolvido.
Para a advogada e empresária Cyinthia Rocha, a situação tem causado muitos transtornos. “Eu tento entrar e diz que não estou cadastrada, entrei em contato com diversos números e ou dão ocupados ou ninguém atende. Não posso sair de casa, pois sou grupo de risco, terei que pedir a uma contadora para ir pessoalmente lá tentar resolver”, disse.
Apesar de ter tutoriais bem explicativos no site, o problema é a desatualização dos dados. “Tenho medo de me prejudicar em relação ao imposto de renda, pois terei que baixar todas as notas”, diz a advogada.
A mudança do sistema, feita no final do ano passado, em função do final do contrato com a empresa responsável pelo software, exigiu a migração de todos os dados armazenados no sistema anterior, o WebIss, para o atual, o E&L. Os dados são importantes para gerar, além da Nota Fiscal Eletrônica, informações para a Receita Federal sobre a tributação do Simples Nacional.
Segundo o secretário de finanças, Jonas Sala, o processo de migração foi feito cuidadosamente, para que não houvesse a perda nem a possibilidade de vazamento das informações dos contribuintes. Ele reitera que, em caso de algum inconsistência no acesso ao sistema, que o usuário deve procurar a Sefin.
“Todo processo, em seu início, requer ajustes”, disse. O prazo legal para finalizar todos os ajustes, terminou no último dia 20 de janeiro.