A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) informou que o sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFE) ficará suspenso para a manutenção preventiva do sistema de 20h de sexta-feira (28) até 15h de domingo (30).
A suspensão foi programada porque, com a mudança do sistema antigo, muitos dados novos de usuários foram incorporados, gerando a necessidade de atualização do servidor para organizar as informações e garantir acesso e funcionalidade mais ágeis.
Para os prestadores de serviços que precisarem tirar a nota fiscal eletrônica impreterivelmente na competência 01/2022, a Sefin ressalta que o documento poderá ser emitido a partir do domingo à tarde, sem nenhum prejuízo, visto que a competência referente ao mês de janeiro de 2022 vai até segunda-feira (31).
Na semana passada, a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) havia divulgado a conclusão do processo de importação dos dados dos contribuintes para o novo sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFE).
A mudança do sistema, feita no final do ano passado, em função do final do contrato com a empresa responsável pelo software, exigiu a migração de todos os dados armazenados no sistema anterior, o WebIss, para o atual, o E&L. Os dados são importantes para gerar, além da Nota Fiscal Eletrônica, informações para a Receita Federal sobre a tributação do Simples Nacional.
Segundo o secretário de finanças, Jonas Sala, o processo de migração foi feito cuidadosamente, para que não houvesse a perda nem a possibilidade de vazamento das informações dos contribuintes. Ele reitera que, em caso de algum inconsistência no acesso ao sistema, que o usuário deve procurar a Sefin.
“Todo processo, em seu início, requer ajustes. Porém, estamos dentro do prazo legal, que se encerra no nesta quinta-feira (20), para resolver”, complementou Sala.
CNAE´s DESATUALIZADOS
Algumas contabilidades e Micro Empreendedores Individuais (MEI), relatam que em algums CNPJ´s foram importados para o novo sistema dados desatualizados sobre as recentes alterações de CNAE na Receita Federal. A ausência de CNAEs no sistema, inviabiliza a emissão de algumas notas. De acordo com uma funcionária de uma empresa contábil da cidade, é preciso solicitar junto a Secretaria de Finanças as atualizações dos dados dos CNPJ´s e a alteração pode levar entre 10 e 15 dias.
Comentários
Compartilhar
FacebookTwitterEmailWhatsAppTelegramCompartilhar