Tempestade com rajadas de vento e granizo causam destruição em duas comunidades rurais do distrito de Bate-Pé
Uma chuva, acompanhada por ventos fortes e granizo, causou estragos significativos na sexta-feira (12), nas comunidades quilombolas de Cachoeira das Araras e São Matheus, localizadas no distrito de Bate-Pé, zona rural de Vitória da Conquista.
A tempestade, que durou cerca de uma hora, foi atípica para essa época do ano e apresentou rajadas de vento superiores a 40 km/h. Acredita-se que tenha sido causada pela mudança do fenômeno La Niña para o El Niño, responsáveis por mudanças climáticas abruptas.
Os danos mais graves foram registrados em Cachoeira das Araras, onde várias casas tiveram telhados, muros e árvores parcialmente destruídos. Além disso, a Escola Municipal Venceslau Ribeiro do Prado teve parte do telhado e muro afetados, assim como o cemitério local teve danos no muro. Felizmente, não houve feridos.
De acordo com a moradara Abeir Borges, que vive no local há 46 anos, poucas vezes ela viu uma tempestade tão forte. Devido à destruição das linhas telefônicas e queda de energia, a Defesa Civil só foi chamada na manhã seguinte. Ainda segundo a moradora, a última chuva semelhante foi em 1987, mas nada tão rápido e forte como a atual.
A coordenadora municipal de Defesa Civil, Rosângela Freitas, informou que será feito um levantamento dos danos e os órgãos responsáveis para prestar assistência às famílias afetadas serão acionados. Rosângela disse ainda que o volume de chuva não foi a principal causa dos estragos, mas sim as rajadas de vento e o granizo.
A prefeitura vai contabilizar o número de casas atingidas para providenciar ajuda para as famílias.
Com informações da SECOM/PMVC