O Governo da Bahia divugou à imprensa neste domingo (22), as medidas tomadas para oferecer suporte às famílias das vítimas do trágico acidente envolvendo o ônibus da EMTRAM. Desde o momento em que a tragédia foi registrada, diversas ações estão sendo realizadas para auxiliar nas operações de identificação dos corpos e no atendimento aos feridos. Aqui estão as informações essenciais para os parentes das vítimas:
Identificação das Vítimas
As equipes da Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) estão em contato com o Instituto de Identificação de Minas Gerais, oferecendo apoio nas ações de reconhecimento dos corpos. Caso a identificação não seja possível por papiloscopia ou odontologia, a coleta de material genético será realizada para auxiliar na identificação, especialmente das vítimas carbonizadas.
A Direção do Instituto de Identificação Pedro Mello, em Salvador, está disponível para dar suporte nesse processo, juntamente com as Coordenadorias Regionais de Polícia Técnica localizadas nos seguintes municípios:
- Vitória da Conquista (Av. Brumado, 1500)
- Jequié (Av. Governador Lomanto Júnior, n. 2876, bairro Cansanção)
- Itaberaba (Rua Herculano Vieira Torres, S/N, Bairro Caetitu)
- Santo Antônio de Jesus (Av. Antônio Carlos Magalhães, s/nº, bairro São Paulo)
Coordenadores e Contatos:
- DPT Vitória da Conquista: Manoel Itabaiana | (77) 98875-3282
- DPT Jequié: Vanderclei Carvalho Moreira | (73) 99169-3785 | (73) 3526-0472
- DPT Itaberaba: Maurício Carvalho | (75) 99156-7480 | (75) 3251-1905
- DPT Santo Antônio de Jesus: Amanda Cabral | (75) 99840-3847 | (75) 3631-2805
Os familiares devem se apresentar nas unidades para realizar a coleta de material genético, que será crucial para o processo de identificação.
Transferência de Feridos
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está colaborando com Minas Gerais para a transferência de feridos para unidades de saúde na Bahia. Uma aeronave com UTI será enviada para atender os casos mais graves.
Apoio Social e Jurídico
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) está em contato com os Conselhos Tutelares e as equipes de serviço social dos hospitais para acompanhar as transferências de menores de idade e garantir o suporte necessário às vítimas e seus familiares.
Comunicação entre Estados
O governador Jerônimo Rodrigues está em constante contato com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, oferecendo a colaboração dos órgãos baianos em todas as necessidades que surgirem. O governo baiano também mantém contato com os prefeitos dos municípios de destino das vítimas: Marcionílio Souza, Elísio Medrado, Vitória da Conquista, Jequié, Iramaia, Maracás, Iaçu, Itaeté, Poções, Santa Inês e Mirante.
Para informações adicionais, as famílias podem procurar as unidades do DPT nos municípios mencionados ou entrar em contato diretamente com as equipes envolvidas.
Fonte: Secom/GovBa