A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que nesta terça-feira (6), das 9h às 16h, acontece a vacinação de 1ª dose para que tem 47 anos de idade ou mais, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas com até 45 dias pós-parto e lactantes do 46º dia pós-parto ao 12º mês de amamentação.

Documento pessoal com CPF e comprovante de residência de Vitória da Conquista são obrigatórios a todos. A gestante também deve mostrar cópia impressa do laudo ou relatório médico e caderneta da gestante. As puérperas e lactantes também devem apresentar a certidão de nascimento do bebê.

A vacinação vai ocorrer no drive-thru na Ufba (Candeias) e nos pontos fixos para pedestres que são a quadra esportiva da Fainor (Candeias), no Salão Paroquial da Santa Luzia (Urbis V), na Paróquia Rainha da Paz (Patagônia), na Escola Municipal Professora Fidelcina Carvalho Santos (Urbis VI) e no Colégio Paulo VI (Ibirapuera).

Caminhoneiros – Também haverá a aplicação da 1ª dose para caminhoneiros com 35 anos ou mais. Para esta categoria a vacinação será no Sest/Senat, no horário das 9h às 16h. É necessário apresentar documento pessoal com CPF e comprovante de residência de Vitória da Conquista. É necessário apresentar o documento profissional comprobatório que pode ser CNH com anotação da atividade remunerada e curso de transporte de cargas, ou Cadastro na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), ou ainda Carteira de Trabalho.

2ª dose – A 2ª dose da AstraZeneca será aplicada para as pessoas com data de retorno para 7 de julho ou datas anteriores, das 9h às 14h. O ponto fixo é na quadra da Igreja Nova Sião (Alto Maron) e drive-thru no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), no bairro Kadija. É necessária a apresentação de documento pessoal com CPF e o cartão de vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta segunda-feira (5), um mutirão para regularização da vacinação de moradores da na zona rural de Vitória da Conquista. Equipes de oito unidades de saúde (Régis Pacheco, Capinal, Bate Pé, São Sebastião, Lagoa das Flores I, Pradoso, Lagoa Formosa e Inhobim I) estão aplicando a 1ª dose. No distrito de José Gonçalves, a primeira dose é direcionada a gestantes.

No Pradoso e Lagoa Formosa, também há aplicação da 2ª dose Oxford/Fiocruz para aqueles que estão com data de retorno marcada para o dia 6 ou datas anteriores, e a aplicação da Coronavac para os que estão com a segunda dose em atraso. Segundo a SMS, duas localidades já foram atendidas na sexta-feira (2): José Gonçalves e Roseira.

A secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, explica que o mutirão visa alcançar um percentual da população equivalente ao que já foi vacinado na cidade “Queremos dar efetividade da vacina contra a Covid 19 e que a população de todo município seja imunizada o mais breve possível”, disse.

No Pradoso, o primeiro a ser vacinado foi Aloísio de Sousa Novaes, que é morador do povoado de Sagui. Ele chegou bem cedo e destacou que “é muito importante tomar a vacina, porque com essa doença nós temos que fazer o máximo para nos proteger a família” Ele estava ansioso por este momento e para a segunda dose também pretende levantar bem cedo para logo ser vacinado.

Erineuza Lima de Oliveira também chegou cedo e disse que valeu a pena. “Emoção muito grande. Agora espero que chegue a vez da minha filha. Meu esposo já tomou e hoje foi a minha vez. Estou alegre”. Também reforçou a importância de se tomar a segunda dose. “Voltar para tomar a 2ª dose. Importante a imunização”.