Artista participa de encontro inédito na Chapada Diamantina, unindo conversa, memória e música no projeto “Conversa & Canção”, com condução do produtor musical Maurício Pacheco
A cantora e compositora Vanessa da Mata é uma das atrações confirmadas da oitava edição da Fligê (Festa Literária de Mucugê), que acontece de 13 a 17 de agosto, na Chapada Diamantina. Conhecida por seu timbre marcante e por composições que combinam MPB, reggae, pop e elementos étnicos, a artista participa de um encontro especial no formato de bate-papo musical, dentro do projeto “Conversa & Canção”, conduzido pelo músico e produtor Maurício Pacheco. A artista será responsável por abrir a programação cultural da Fligê no dia 14 de agosto, quinta-feira, no palco principal da Feira.
Com uma carreira consolidada no Brasil e no exterior, Vanessa da Mata acumula sucessos como Ai, Ai, Ai, Boa Sorte/Good Luck e Não Me Deixe Só, além de prêmios e colaborações com grandes nomes da música. Sua obra é marcada pela autenticidade, pela maneira sensível com que aborda temas como amor, maternidade, feminismo e desigualdade social.
Durante sua participação na Fligê, Vanessa irá compartilhar histórias de sua trajetória, revelações sobre o processo criativo e interpretações de canções que marcaram sua carreira. O encontro promete um mergulho afetivo e sensorial no universo musical da artista, conectando público e artista por meio da palavra e da canção.
A participação da cantora integra o projeto “Conversa & Canção”, idealizado pelo produtor musical Maurício Pacheco, que propõe uma imersão no universo da música brasileira a partir de encontros com grandes nomes da canção popular. Ao longo do bate-papo, o produtor entrevista os convidados e alterna momentos de conversa com apresentações musicais, revelando bastidores das composições, histórias de vida e a relação íntima entre música e identidade cultural brasileira.
Com mais de uma década de experiência à frente do programa Segue o Som (TV Brasil) e de diversos festivais, Maurício já conduziu entrevistas com artistas como Emílio Santiago, Lô Borges, Ivan Lins, Otto, Paulinho Moska e Lenine. Agora, na Fligê, ele traz para o palco uma conversa repleta de emoção, curiosidade e memória musical, em um espaço que valoriza a oralidade e o poder transformador das canções.
Fligê 2025
A edição de 2025 da Fligê tem como tema “Rios e Matas da Narrativa”, propondo diálogos entre literatura e natureza. Durante cinco dias, o público terá acesso gratuito a uma programação diversa, com atividades voltadas para a formação de leitores, além de shows, lançamentos, mesas literárias, teatro e cinema.
Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais
Literários (n.º 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.
O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal n.º 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei n.º 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei n.º 13.193/2014), o Plano
Estadual de Educação da Bahia (Lei n.º 13.559/2016) e a Lei Federal n.º
14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.