Prefeitos se unem e pedem apoio ao mundo paras as ações de enfrentamento à COVID-19 que os municípios estão implementando, inclusive, por meio do Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, no qual Vitória da Conquista faz parte.
Participaram do projeto os prefeitos do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes (MDB); de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira (PDT); de Florianópolis (SC), Gean Loureiro (DEM); de Salvador (BA), Bruno Reis (DEM); de Belém (PA), Edmilson Rodrigues (PSOL); de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT); de Caruaru (PE), Raquel Lyra (PSDB); e de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas (PSDB).
Segundo a Frente Nacional de Prefeitos, o objetivo do projeto é divulgar, na mídia nacional e internacional, que os prefeitos estão empenhados em enfrentar a Covid-19 amparados pela ciência.
De acordo com a frente, o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras já reúne mais de 2.600 municípios interessados em adquirir vacinas, medicamentos e insumos. O objetivo do consórcio é oferecer suporte às cidades caso o Programa Nacional de Imunização não consiga suprir a demanda nacional.
Em fevereiro, o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou que estados e municípios participassem de negociações para a aquisição de vacinas contra a Covid-19.