Vitória da Conquista aparece em primeiro lugar em ranking de cidades mais seguras do nordeste
A cidade de Vitória da Conquista, BA, aparece em primeiro lugar em um ranking de cidades mais seguras do nordeste. O estudo aponta que, em 2022, Conquista apresentou 28,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes, o menor índice. O levantamento consta no Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, elaborado pela MySide, uma empresa especializada em serviços e tecnologia e com a missão de ajudar pessoas que buscam comprar um imóvel.
“A ideia de criar este relatório nasceu da pergunta frequente de nossos clientes: Qual é a cidade mais segura para eu comprar um imóvel e morar?”, disse a empresa.
A análise foi feita utilizando bancos de dados fornecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para este estudo os dados primários foram extraídos da compilação meticulosa do Ministério da Saúde dos atestados de óbito de todas as mortes registradas no Brasil em 2022.
“É importante reconhecer e alertar que, como qualquer pesquisa e relatório estatístico, existem limitações inerentes à base de dados e à ciência estatística que podem causar distorções nos indicadores. Assim, o anuário deve ser utilizado como um guia orientativo, em conjunto com outras informações, para que as conclusões sobre os indicadores sejam devidamente ponderadas. O intuito deste relatório não é definir uma verdade absoluta sobre os indicadores, mas sim servir como um guia para pessoas em busca de um imóvel em uma nova cidade”, alerta Douglas Resmini Balena, coordenador técnico do Anuário, Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC e Mestre em Administração pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo.
Governo do Estado – O III Anuário de Segurança Pública do Estado da Bahia, de 2022, também mostrou a redução da violência em Vitória da Conquista nos últimos anos. De 2016 a 2021, o município registrou uma queda de mais de 50% em números de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Os CVLI correspondem ao somatório de vítimas de homicídio doloso (quando há intenção de matar), feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. O histórico do município aponta 209 vítimas em 2016, caindo para 97 em 2021.
De 2016 para 2022, o número de homicídios dolosos também caiu, de 198 para 92, uma redução de 46,4%. Já no período de 2021 para 2022, o número de roubo em ônibus urbano desceu de seis para dois, significando uma queda de 66,7%. Nesse tempo, o número de armas de fogo apreendidas caiu de 120 para 69, ou seja, uma diminuição de 42,5%.