O município de Vitória da Conquista consolidou-se como uma das referências na Vigilância Sentinela da Síndrome Gripal no estado da Bahia em 2025, segundo Avaliação dos Indicadores de Desempenho da Vigilância Sentinela da Síndrome Gripal da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Através das atividades iniciadas, em março de 2025, pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica (Viep), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Admário Silva Santos, o município não apenas cumpriu as metas estabelecidas, mas superou a média estadual em indicadores críticos de qualidade e processo.
Segundo o documento da Sesab, as Unidades Sentinelas de Síndromes Gripais têm como objetivo monitorar continuamente a circulação dos vírus respiratórios de importância em saúde pública, especialmente os vírus influenza, o SARS-CoV-2 e outros vírus respiratórios, por meio da coleta sistemática de informações clínicas, epidemiológicas e laboratoriais de casos de SG atendidos nos serviços de saúde. Essas unidades permitem a detecção precoce de alterações no padrão de circulação viral, contribuindo para a identificação oportuna de surtos, epidemias e eventos inusitados.
Enquanto a avaliação global da Bahia atingiu 87% de desempenho em 2025, com dificuldades específicas em homogeneidade de envio, Vitória da Conquista foi a única unidade do estado a atingir a meta no indicador de Homogeneidade de Envio de Amostras, alcançando a marca de 96%. “Esse dado reflete a regularidade e o compromisso ininterrupto da equipe local na coleta e envio de dados. Ou seja, nós conseguimos enviar semanalmente amostras para o Laboratório Central a partir da adesão das equipes de saúde de todas as unidades que encaminharam pessoas com suspeitas para coleta na UBS Admário”, explicou a coordenadora da Viep, Amanda Maria Gomes.
Segundo relatório da Sesab, a unidade Sentinela da UBS Admário Silva Santos atingiu a meta em todos os nove indicadores avaliados, com destaque para:
- Qualidade dos Dados: 100% dos registros atenderam rigorosamente à definição de caso de Síndrome Gripal.
- Completitude: 98% dos registros incluíram todas as variáveis essenciais (raça/cor, escolaridade e uso de antiviral), superando largamente a média estadual de 74%.
- Eficiência Laboratorial: 99% das amostras foram processadas por RT-PCR, e 96% dos resultados foram liberados em até 10 dias.
- Encerramento de Casos: 100% dos casos foram encerrados no sistema dentro do prazo oportuno de 60 dias.
Resultado do Monitoramento Viral de Vitória da Conquista no ano de 2025
Ao todo, foram realizadas 272 coletas no período, com uma média semanal de 6,32 amostras. O monitoramento permitiu a identificação precisa da circulação de diversos vírus, incluindo Influenza A (H1N1 e H3N2) e B, SARS-CoV-2 (Covid-19), Rinovírus e Vírus Sincicial Respiratório. Das amostras identificadas, ocorreu uma prevalência do Rinovírus, com 60 casos confirmados, seguido do SARS-CoV-2 com 28 amostras positivas. Já as influenzas tipo A, foram identificadas 26 para H1N1 e 24 para H3N2. Veja a tabela completa:

“Os resultados reforçam que a Vigilância Sentinela em Vitória da Conquista está altamente estruturada, garantindo dados confiáveis para o controle de surtos e epidemias na região”, declarou Amanda.















