A Polícia Civil da Bahia deflagrou na terça-feira (30) a Operação Apate, com o objetivo de desarticular um esquema milionário de fraudes no âmbito do Detran-BA. A ação foi realizada nas cidades de Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Itambé e Vitória da Conquista.
Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão. Três pessoas foram presas e um suspeito morreu em confronto com as equipes policiais. Foram apreendidos celulares, notebooks, computadores e documentos, que serão analisados pela perícia.
Os investigados são suspeitos de envolvimento com os crimes de:
- Receptação
- Estelionato
- Associação criminosa
- Adulteração de veículos
- Falsificação de documentos públicos
- Lavagem de dinheiro
O esquema, segundo a investigação, contava com a participação de servidores públicos, despachantes, emplacadoras e empresas. O nome da operação, Apate, faz referência à deusa grega do engano.
Como desdobramento, o Diário Oficial do Estado publicou nesta quarta-feira (31) a exoneração de Orlando Azevedo dos Santos Júnior, que ocupava o cargo de coordenador da 25ª CIRETRAN – Simões Filho.
A investigação está em curso e segue sob responsabilidade da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista.