O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo (perigo potencial) para Vitória da Conquista, em razão da previsão de chuvas intensas acompanhadas de ventos moderados. O aviso teve início às 9h24 desta terça-feira (4) e segue válido até as 10h de sábado (7). Apesar da classificação, o alerta aponta baixo risco para ocorrências.
O município estava em alerta laranja até as 23h59 de hoje, porém o Inmet reforça que os avisos meteorológicos podem ser atualizados a qualquer momento, conforme a evolução das condições do tempo, e recomenda que a população acompanhe os canais oficiais de informação.
De acordo com o instituto, durante o período de vigência do alerta, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 mm por dia, além de ventos com velocidade entre 40 e 60 km/h.
Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas, além de evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também é orientado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade climática.
Para mais informações ou em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone (77) 3229-3456/ WhatsApp (77) 98856-5070 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.














