O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (18), dois alertas amarelos para Vitória da Conquista: um para tempestades e outro para chuvas intensas, abrangendo as zonas rural e urbana.
Na zona rural, o alerta de tempestade afeta regiões como os distritos de Cercadinho, Inhobim, Dantelândia, Bate-Pé, Iguá, Veredinha e São João da Vitória, além do povoado de Abelhas, localizado a cerca de 60 km da sede do município. O alerta é de perigo potencial e é válido até às 10h de quarta-feira (19). A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. O risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos é considerado baixo.
O alerta para chuvas intensas, que afeta as áreas urbanas, prevê chuvas também entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos variando de 40 a 60 km/h. Nesse caso, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo.
Em caso de rajadas de vento, os cidadãos devem evitar se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Previsão para os próximos dias
O Governo Municipal está em alerta para a chegada das chuvas. Conforme divulgado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), o maior volume de precipitação está previsto para esta quinta (20) e sexta-feira (21), respectivamente, com possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo número (77) 3229-3456 ou pelo WhatsApp (77) 98856-5070. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

















