Vitória da Conquista ocupa 26ª posição entre as 50 cidades mais violentas do mundo em ranking de ONG mexicana
A cidade de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, foi considerada a 26ª cidade mais violenta do mundo, de acordo com o ranking elaborado anualmente pela organização não governamental mexicana Seguridad, Justicia y Paz (Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal).
A ‘Suíça Baiana’ ocupou a 26ª posição na lista das 50 cidades com mais assassinatos, com 184 homicídios. Feira de Santana ficou na 22ª posição (327 assassinatos) e Salvador na 19ª posição (2.085).
Ainda no nordeste, a cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte foi considerada a cidade mais violenta do Brasil e ocupa a 11ª posição entre as 50 com mais assassinatos por 100 mil habitantes do Mundo, sendo o município brasileiro com maior destaque negativo.
Além de Mossoró (11º) e Natal (28º), outros oito municípios aparecem entre os mais violentos do Mundo em 2022. Com exceção de Manaus, todos ficam na região Nordeste: Salvador/BA (19º); Manaus/AM (21º); Feira de Santana/BA (22º); Vitória da Conquista/BA (26º); Fortaleza/CE (31º); Recife/PE (35º); Maceió/AL (36º); Teresina/PI (41º).
O Brasil diminuiu o número de cidades entre as mais violentas do mundo. No último ranking, 11 municípios apareciam na lista, sendo Feira de Santana, na Bahia, a que estava em primeiro lugar — agora está em quarto. Na análise feita pela ONG mexicana, as cidades brasileiras diminuíram a taxa média de mortes por 100 mil habitantes entre 2021 e 2022.
“Os países que seguiram políticas públicas não acomodando-se aos criminosos houve um progresso notável. O Brasil tem cada vez menos cidades na lista e com taxas mais baixas”, afirma o relatório de análise da ONG.
CONFIRA O RANKING COMPLETO
RESPOSTA DA SSP-BA SOBRE O RANKING
A Secretaria da Segurança Pública desconhece a metodologia usada pela ONG e contesta a pesquisa que estipula um ranking, sem coletar os dados dos municípios de todos os continentes.
Com relação às quatro cidades baianas citadas, Salvador apresentou redução de 12%, Feira de Santana teve diminuição de 13,1% e, em Vitória da Conquista, as mortes violentas recuaram 49,5%.
A SSP ressalta ainda que as reduções refletem o empenho das polícias Civil, Militar e Técnica, além do investimento de R$ 1 bilhão, no últimos quatro anos, em tecnologia e renovação dos efetivos.